Skip to content

Tenho um Huawei, o que fazer com o fim das atualizações?

26 de maio de 2019
huawei sem atualizacoes

Nesta semana a pedido do presidente americano Donald Trump o Google cortou relações com a Huawei, colocando um fim ao fornecimento de atualizações da última versão do Android e também o acesso a aplicativos da Play Store.

A notícia foi recebida com muita apreensão pelo mercado internacional, preocupando todos os usuários da marca e também a própria Huawei, onde fora do mercado nacional, seus aparelhos funcionam todos com o Android proveniente do Google, principalmente na União Europeia, onde detém 29% de seus clientes globais.

Saiba mais sobre o fim da parceria Google x Huawei!

Mas apesar de alarmante a notícia, ainda é cedo para se desesperar. O rumor sobre o fim das atualizações é bem forte, mas ainda nada está concluído.

Tenho um Huawei, o que fazer com o fim das atualizações?

Muitos estão com medo de que o aparelho fique obsoleto em pouco tempo e seja necessário a compra de um novo, onde o preço de revenda deverá ser muito menor. É claro que ficar sem acesso as atualizações é um problema, mas há algumas alternativas que podem ser feitas.

Pode ser que toda essa briga comercial entre os Estados Unidos e a China acabe em breve, mas mesmo que se concretize, nenhum aparelho irá ficar obsoleto rapidamente. Leva um tempo até que o aparelho fique desatualizado e vulnerável mediante os hackers. Os aparelhos Huawei irão continuar com a versão atual do Android e poderão ser utilizados normalmente.

Caso seja necessário uma atualização ou o download de um aplicativo do Play Store, é possível fazer o download e a instalação manual do app no formato .apk. Mas muito cuidado, baixe somente aplicativos oficiais da Play Store. Para saber quais são, basta realizar uma pesquisa através do navegador.

LineageOS

Outra alternativa é instalar o Android independente chamado LineageOS. Ele foi feito com base no código aberto do Android. Ele conta com acesso ao Play Store oficial e regulamente recebe suas atualizações de segurança. É uma novidade boa e uma alternativa caso realmente o Android nativo fique obsoleto.

Saiba mais: https://lineageos.org/