Skip to content

Xiaomi fica proibida de usar o nome ‘MIX’ em seus celulares, caso afeta Mi Mix 4

25 de agosto de 2019
xiomi mi mix 4 pode nao ter esse nome

A Xiaomi vem enfrentando um problema com o nome “Mix” de seus aparelhos na China. Até o momento a empresa de smartphones chinesa contava com uma linha de aparelhos chamada Mi Mix, lançado até a versão 3. Mas diante deste problema o aguardado Xiaomi Mi Mix 4 não deve chegar com este nome, pelo menos na China.

A empresa perdeu um processo judicial referente aos direitos do uso do nome “Mix” na China, que é um nome registrado por outra companhia desde o último ano de 2014. A Xiaomi porém lançou o seu primeiro modelo Mi Mix em 2016, o que justificou sua derrota.

A empresa deverá tentar um acordo com os detentores legais da marca para utilizar o nome Mix, sem haver a necessidade de rebatizar todos os seus aparelhos de alto padrão.

Nova carteira de identidade com QR Code chega ao Brasil.

Registro

A Xiaomi lançou seu primeiro modelo da linha Mi Mix em novembro de 2016. Ela registrou o nome como uma propriedade sua, porém o mesmo foi feito sem saber que havia uma outra companhia chinesa já utilizando o termo nos seus produtos.

Então o uso do nome foi levado aos tribunais chineses a partir de março de 2019. O caso transcorreu até esta semana de agosto, chegando a conclusão de que a Xiaomi terá duas alternativas:

  • Lançar uma nova linha de produtos para evitar multas e sanções;
  • Ou fechar um acordo legal com os detentores da marca Mix.

Renomeação

Mas a Xiaomi está forte em todo o mercado internacional, já sendo um dos modelos preferidos pelos brasileiros. E fora da China a linha “Mix” poderá ser chamada desta maneira, pois já há o registro. A mudança deverá ser apenas no país.

Produtos “premium”

A Xiaomi tem um carinho especial pela linha Mix, pois é a que abrange os produtos premium da marca. O Mi Mix 3, último lançamento, é um aparelho com design bem diferente do mercado, havendo inclusive uma câmera frontal retrátil. O aparelho conta também com receptor 5G, sendo um dos primeiros celulares capazes de receber sinal da internet mais rápida do mercado atual.

Está previsto que o Mi Mix 4 seja composto por processador Snapdragon 855 Plus, sensor fotográfico de 108MP e recarregamento sem fio.