suzuki jimny 2003

Ainda mais charmoso, o pequeno notável da Suzuki continua ágil e seguro. O carro recebeu o prêmio de melhor design no Japão

Em 1998, quando a Suzuki trouxe o primeiro modelo de Jimny para o Brasil, acabaram as dificuldades para quem queria um carro com bom desempenho na cidade, na estrada e no off-road. Versátil, confortável, bonito e seguro, o Jimny vem, desde então, conquistando cada vez mais fãs. Agora, com a chegada da linha 2003, a carreira de sucesso do Jimny vai continuar.

Lançado no Salão Internacional de Genebra, o carro recebeu o prêmio de melhor design no Japão. Um dos destaques desse 3 portas é a harmonia entre as linhas arrojadas e as dimensões reduzidas de um jipe compacto. A frente, com grade embutida no capô, dá ao veículo um aspecto mais esportivo enquanto as molduras laterais lhe concedem um ar de exclusividade.

O motor 1.3 16V, com bloco e cabeçote em alumínio, tem 82 cv de potência a 5.500 rpm e atinge uma velocidade máxima de 140 km/h. O chassi full-frame, resultado de sucessivos testes computadorizados realizados no Japão, foi desenhado para garantir segurança total, incluindo zonas de absorção de impactos. Com isso, o Jimny se enquadra nas mais rígidas normas europeias de deformação de cabine em casos de colisão.

A coluna de direção, do tipo telescópica, também foi projetada para oferecer mais segurança ao condutor. No caso de uma batida frontal, ela se retrai e não empurra o volante contra o motorista. Outro destaque são os faróis multi-refletores, que, com suas lentes lisas, melhoram a distribuição do facho de luz no solo. Cintos de segurança com pré-travamento (sensível a freadas e mudanças bruscas de direção), brake-light de série, grandes espelhos retrovisores e barras de proteção contra impactos laterais são outros itens que adicionam ainda mais segurança ao carro.

Suspensão e outros itens

A suspensão do Jimny é um dos melhores exemplos da tecnologia 4×4 que a Suzuki vem acumulando há mais de 30 anos. Além de proporcionarem conforto na cidade, as molas helicoidais (em espiral) permitem a transposição de obstáculos sem a perda da tração. Outra vantagem é que, diferente do sistema de feixes, elas não sofrem atrito e, portanto, não desgastam facilmente.

Leve e com bons ângulos de entrada (42°) e saída (46°), o Jimny apresenta um excelente desempenho off-road. Somado a essas características, o sistema shift-on-the-fly,desenvolvido pela Suzuki, permite o engate da tração nas quatro rodas com o carro em movimento em uma velocidade de até 100 km/h. O Jimny possui ainda a opção de marcha reduzida – item essencial nos momentos em que é exigida mais tração do carro.

Reparo gratuito do sistema de freio de estacionamento do novo Corolla

A Toyota do Brasil está convocando os proprietários do Corolla 2003 a comparecer a um dos 85 distribuidores da marca para realizar um reparo gratuito no sistema de freio de estacionamento (freio de mão). O chamado limita-se a 1.842 veículos fabricados no Brasil, entre maio e julho de 2002.

Após detalhados testes, a Toyota do Brasil constatou que em algumas unidades do Corolla 2003 pode ocorrer a quebra da alavanca da sapata secundária do sistema de freio de estacionamento. Isso acontece devido a uma variação na dimensão deste componente, que pode resultar em uma interferência na parte inferior do cubo da roda traseira, causando, eventualmente, uma redução na eficiência deste sistema.

Esse comportamento está única e exclusivamente relacionado com o tambor do freio de mão e não compromete o sistema de freio do veículo, que é totalmente independente e a disco nas quatro rodas.
A reparação, que tem duração máxima de 1 hora e 30 minutos, não implicará em nenhum custo para o cliente.

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