sebrae paraiba maranhao

Durante esta semana o superintendente do Sebrae na Paraíba, Marcus Guedes, está conhecendo de perto projetos na área de turismo e artesanato desenvolvidos nos estados do Piauí e Maranhão. Ele integra a Caravana Sebrae, nome dado as missões técnicas realizadas pela diretoria do Sebrae Nacional e superintendentes das unidades do País, ao interior nordestino.

Nessa etapa, a viagem começou em Teresina ( PI) com visita a locais de produção e venda de artesanato. Em seguida, o grupo conheceu as cadeias produtivas do turismo, artesanato e extração de opala na cidade de Pedro II (195 KM da capital).

“Vivenciamos uma experiência onde pequenas empresas que trabalham na lapidação da opala, minério extraído apenas na Austrália e no Estado do Piauí, formaram uma associação e com o apoio na área de capacitação e design estão ampliando seus mercados, inclusive para Alemanha, Estados Unidos e Japão”, disse Marcus Guedes.

No Piauí, a Caravana Sebrae passou por Piripiri, Parnaíba- onde fica o famoso delta do rio do mesmo nome, e São José do Divino. Nesta última, o Sebrae desenvolve ações firmes organizando associações e levando capacitação através de cursos e das clínicas tecnológicas aos empreendedores.

“São experiências como estas que mostram que as coisas estão acontecendo no País. É gratificante ver que as mãos do Sebrae estão firmes na definição de um modelo baseado nos resultados, na cooperação e na competência de técnicos na condução de projetos que geram ocupação e renda para a comunidade”, avaliou Marcus Guedes.

A Caravana Sebrae segue nesta quinta-feira, dia 14, ao Estado do Maranhão para acompanhar o desenvolvimento de projetos de apoio às cadeias do artesanato e turismo na cidade de Barreirinhas, que possui formação de dunas que atrai turistas do mundo inteiro. Os representantes do Sebrae vão se reunir com empresários do Projeto Turismo Sustentável do Sebrae no Maranhão, que integra a Rede de Turismo de Barreirinhas. A Caravana termina no sábado com visitas ao cinturão verde na cidade de São Luís (MA).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here