Skip to content

Mil casos e quase 30 mortes, coronavírus pode virar apocalipse mundial

24 de janeiro de 2020
virus corona coronavirus apocalipse mundial

O caso do novo coronavírus está tornando algo de proporções mundiais, onde mais de 30 milhões de cidadãos chineses estão isolados para evitar que a contaminação se espalhe e o problema acabe tomando proporções incontroláveis.

Já são quase mil casos confirmados no país e em regiões próximas no balanço desta sexta-feira (24/01) e 26 mortes até onde se sabe. O número deve crescer ainda mais este fim de semana e nos próximos dias até que seja descoberto uma forma para impedir a sua propagação e uma possível cura para os casos mais graves.

Se o vírus se espalhar para outros países, podemos nos considerar em um novo apocalipse, ainda mais perigoso que o Ebola.

Só na China já são 881 casos confirmados do coronavírus. Mas há outros 1072 suspeitos de estarem com o mesmo problema. Como se tornou algo muito assustador, o país vem isolando regiões na província de Wuhan desde o último dia 22 de janeiro.

Pele humana será fabricada em laboratório brasileiro.

Acredita-se que o vírus se iniciou na cidade de Hubei, onde o governo chinês colocou toda a cidade em quarentena, proibindo que seus mais de 11 milhões de habitantes deixem a cidade, seja por qualquer tipo de transporte.

As restrições de locomoção se estendem para rodovias, transportes urbanos, céu e qualquer outro meio de transporte por um prazo indeterminado.

Caos na China

Pequim proibiu que aconteçam festas populares nestas regiões, onde estavam previstos para acontece as celebrações do Ano Novo chinês, que começam neste sábado (25/01). O governo considera muito perigoso, pois milhões de cidadãos se reúnem em praças e locais públicos para assistirem as apresentações e as tradicionais lanternas chinesas que cortam o céu.

OMS

Mesmo diante do susto que este vírus vem trazendo entre os chineses, a Organização Mundial da Saúde ainda vem considerando que o coronavírus não se trata de uma epidemia. Mas o órgão e diversos países da Ásia estão atentos para declarar emergência assim que for necessário.

Precauções como o uso de máscaras, luvas e até mesmo o melhor cozimento de alimentos já estão sendo feitos e incentivados na China e em países como a Coreia do Sul e Japão.

Ciclo do novo coronavírus

A transmissão do coronavírus é feita através de contágio animal ou humano. Através de animais ele é feito pelo contato com carnes silvestres. Já por humanos é feito a partir de uma tosse, espirro (no ar) ou secreções.

Os principais sintomas são febre, dificuldade de respirar, síndrome respiratória aguda e/ou insuficiência renal.

As recomendações para evitar o contágio é realizar bom cozimento de todos os alimentos, usar máscaras para evitar respirar o ar contaminado e também sempre estar lavando as mãos.