Skip to content

A cura da COVID está mais próxima do que você imagina!

18 de maio de 2020
cura da covid mais proxima

Sim, hoje foi anunciado que a vacina contra coronavírus (covid-19) já teve resultados positivos e a expectativa é que até o fim do ano ela esteja disponível para a população. Mas há um porém!

A vacina que apresentou resultados positivos preliminares durante a fase inicial de ensaios clínicos em humanos, é de uma empresa americana e pode mesmo que aprovada, demorar um pouco para chegar até nós brasileiros, por exemplo.

Os EUA chegaram hoje a marca de mais de 1,5 milhão de infectados, sendo também o país com maior número de mortos em todo o mundo e encontrar a cura para o Covid é uma questão de honra para os americanos.

Traje à prova de coronavírus é desenvolvido em Los Angeles!

Moderna

A empresa responsável pela descoberta é a Moderna de biotecnologia. A empresa informou que a vacina produziu resposta imune em oito pessoas do pequeno grupo de pacientes em teste.

Essa notícia animou o mundo nesta segunda-feira (18/05), pois das 118 vacinas atualmente desenvolvidas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta faz parte das 8 que já estão em fase clínica e que apresentaram bons resultados.

As outras estão todas em fase pré clínica.

Na Moderna a vacina por nome mRNA-1273, foi capaz de produzir uma resposta imune da mesma proporção que a provocada pela infecção natural. Com isso apesar de não ser algo 100% conclusivo, a vacina em desenvolvimento desenvadeia uma resposta imune e tem um grande potencial de prevenção contra a Covid-19.

Um estudo clínico está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. O governo aplicou 500 milhões de dólares para que essa vacina pudesse ser desenvolvida com urgência.

Próxima fase

Nos testes primordiais os infectados foram avaliados com três doses em quantidade diferente. Resultados ainda mais conclusivos devem ser apresentados quando o projeto chegar na fase três, quando mais pessoas devem receber o tratamento.

Esta fase está prevista para ocorrer a partir de julho.

O presidente Donald Trump já disse em uma coletiva que espera que a vacina esteja disponível para a população americana até no máximo em dezembro.

Brasil

No Brasil também há o desenvolvimento de uma vacina. Ela está sendo feita pela Incor e nesta penúltima semana de maio já estará em testes em animais, uma das fases preliminares.

Todos os estágios da produção de uma vacina

São várias fases para que uma vacina possa chegar até a massa da população. Todos os pesquisadores precisam passar por estas etapas para que ela tenha realmente uma eficácia comprovada.

Primeiro é preciso estudar qual o melhor tipo de vacina para o caso. Então segue para testes pré-clínicos, onde os agentes da vacina são aplicados in vitro ou em animais, avaliando se há segurança para que possam ser iniciados os testes em humanos.

Quando chega nos ensaios clínicos em humanos, há 4 fases para sua conclusão.

A primeira é assegurar a segurança da vacina em humanos. Depois é preciso estabelecer a resposta imunológica (imunogenicidade) do mesmo. A terceira fase é necessária para obter o registro sanitário e por fim a distribuição massiva para a população.