Skip to content

Cruzeiro retido no Recife tem canadense de 78 anos com coronavírus

15 de março de 2020

O cruzeiro em quarentena na capital paraibana, Recife, tem um cidadão canadense de 78 anos com coronavírus. A informação foi divulgada na noite deste sábado (14/03). Ele fez a prova e contraprova do vírus (no Rio de Janeiro), na qual deram positivo.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) foi a responsável por dar a informação. Há outro cidadão, mas irlandês, que fez o exame para verificar a infecção, porém o resultado ainda não saiu. Ambos estão internados em um hospital da região, porém sem previsão de alta.

Neste cruzeiro retido na capital estão 609 pessoas, a maioria dos Estados Unidos e Reino Unido, mas de 18 nacionalidades. Todos estão em isolamento desde a última quinta-feira (12/03).

A Anvisa, Ministério da Saúde, os donos do cruzeiro e o governo do estado estão em conversação para criar um plano de retirada das pessoas sem coronavírus de forma segura. Mas até então não há uma previsão de quando este cruzeiro poderá deixar a região.

Espanha fecha praias e proíbe banhos de mar em tentativa de impedir surto.

Viagem e medidas contra o coronavírus

O cruzeiro não fez sua primeira parada em Pernambuco. Antes ele havia passado pelo Chile, Argentina, Uruguai, Itajaí (Santa Catarina), Paraty e Búzios no Rio de Janeiro e Salvador na Bahia. De Recife ele deveria seguir para o Ceará nesta sexta-feira (13/03).

Mas com o avanço da doença no país, medidas mais rígidas de segurança em relação a propagação do coronavírus (COVID-19) estão sendo tomadas, entre elas a verificação de cruzeiros, não permissão de aglomerações, adiamento de festivais, quarentena de no mínimo 7 dias para quem vem de viagens do exterior e outras.

Até este sábado já são 121 casos confirmados de infectados com Covid-19 no Brasil.