laboratorio de fabricacao pele humana

Pele humana será fabricada em laboratório brasileiro

Nesta segunda-feira (09/09) será inaugurado no Brasil o primeiro laboratório de bioengenharia de tecidos, onde a princípio serão “fabricadas” peles humanas, para que grandes empresas possam fazer testes de produtos.

As amostras recriadas deverão ser uma alternativa ao uso de animais como cobaias, em um momento onde há grande comoção com relação a esta prática da indústria.

O laboratório será uma filial da Episkin, uma empresa subsidiária da grande marca de produtos de beleza, a L’Oréal. A inauguração acontece a partir das 14hs, estando localizada no Centro de Pesquisa e Inovação, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Médico falso fã de Grey’s Anatomy invade hospital e da alta a 2 pacientes.

Um dos maiores laboratórios de pele do mundo

Este será o terceiro laboratório a começar suas atividades, onde hoje já existem outros em Xangai, na China e em Lyon, na França.

O diretor presidente da Episkin Brasil, De Vechhi, disse que toda semana são produzidos milhares de tecidos de pele e epitelios, como córneas. Há todo um processo rigoroso de qualidade, para que as peles sejam desenvolvidas com sucesso.

O Laboratório estará disponível também para as comunidades científicas do Brasil e de toda América Latina, assim como empresas que estejam interessadas em utilizar os equipamentos para a criação de métodos alternativos dos já existentes no mercado atual.

Os modelos de laboratórios da Episkin são aceitos no mundo todo e contam com a recomendação das Organizações para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico.

Como irá funcionar a “fabricação” de peles humanas?

Em um primeiro momento a “matéria prima” para a fabricação das peles, serão restos de cirurgias plásticas. A doação será feita com autorização do paciente, onde a pele doada segue para o laboratório e então são extraídos as células queratinócitos.

Então as células serão cultivadas em placas de cultura por um período de 17 dias, elas começam a se proliferar, formando outras camadas de pele.

O diretor do laboratório informou que uma das grandes vantagens deste sistema é o nível de reprodutividade, que é bem alto, semelhante ao que um ser humano saudável é capaz de recuperar ao longo dos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *