Skip to content

Dicas para grávidas sobre o Coronavírus

1 de fevereiro de 2020
dicas para gravidas sobre o coronavirus

Diversos tipos de enfermidades acabam atingindo mais gravemente as mulheres grávidas, principalmente doenças respiratórias como é o caso do Coronavírus. Isso porque o sistema imunológico acaba ficando mais fraco e muitos dos problemas, mesmo que não afetem a mãe, acabam afetando o bebê.

O corpo acaba diminuindo as defesas do corpo, justamente para que o bebê possa ser gerado sem uma rejeição pelo organismo, que querendo ou não em um primeiro momento, acaba sendo um corpo estranho, onde muitas sofrem com um problema chamado de aborto espontâneo.

É fundamental que em momentos como este onde o coronavírus está se espalhando rapidamente pelo mundo, que as grávidas tomem mais cuidado e fiquem mais atentas a sinais de problemas respiratórios, febre e outros. O recomendado é que a consulta seja feita inclusive pelo médico que acompanha a gravidez, para que nenhum remédio contraindicado possa prejudicar a mãe ou o bebê.

Mesmo sem sintomas, coronavírus é altamente contagioso em seus 14 dias de incubação.

Dicas para grávidas para a prevenção sobre o Coronavírus

Lave muito bem as mãos. O ideal é criar uma rotina de lavagem, sempre que fizer o uso de objetos (principalmente públicos) e mesmo que sem usá-los, criar o hábito de lavar as mãos de duas em duas horas. O correto é lavá-las com água corrente e sabão, mas se não for possível, álcool em gel é o mais recomendado.

Evite ambientes cheios. A aglomeração de pessoas além do coronavírus, pode ser um ambiente com outras doenças. Como a grávida tem a imunidade mais baixa, fica mais fácil ser afetada pelo local. Locais fechados evite ao máximo.

Não fique passando as mãos no rosto. Olhos, boca e nariz são ótimas janelas para a entrada de bactérias e vírus. Evite ficar passando a mão ou cutucando essas áreas, principalmente quando estiver fora de casa.

Alimentação. Apesar de ser um vírus contagioso, o fato de estar com a imunidade debilitada, facilita ainda mais o contágio. Por isso estar com o sistema imunológico reforçado, dificulta que pegue essa e outras doenças.

Orientações do seu médico. Sempre vá ao médico que faz o acompanhamento de sua gravidez e também siga as suas instruções. Tire dúvidas e faça o uso de vitaminas e outras indicações para benefício da saúde da mãe e do bebê.

Vacinação. Não são todas as vacinas que estão liberadas para grávidas, mas uma das doenças respiratórias mais comuns no Brasil, o vírus Influenza, a mamãe pode ser vacinar em qualquer posto de saúde e em qualquer época do ano. É um problema a menos para se preocupar.