O que é ser demissexual
Published: · Last updated:
Estimated Reading Time: 4 minutes
A seguir, respondemos às 9 principais dúvidas sobre essa orientação sexual, conforme relatado por pessoas que se identificam com ela.
Afinidade afetiva para atração sexual
Desde a adolescência, a biomédica Daniela Bastos, de 37 anos, percebeu que precisava de afinidade afetiva para a atração sexual se desenvolver. “Quando era mais jovem, sentia que havia um respeito maior ao processo de conhecer alguém e se apaixonar até o casal decidir estar junto. Fiquei dez anos casada e, quando novamente solteira, notei uma inversão: relaciona-se sexualmente primeiro para depois estabelecer uma conexão. Foi quando percebi que realmente não me encaixava nisso e comecei a buscar informações sobre”, conta Bastos.
Corresponder a padrões esperados pela sociedade
Saulo*, um funcionário público de 40 anos que se identifica como gay, compartilha uma história similar. “Eu sentia que me forçava a ter sexo casual para corresponder a padrões que a sociedade esperava de mim. Eu sempre soube que gostava de sexo, mas precisava de intimidade e confiança para ser prazeroso. Isso me levou a crises depressivas e, pesquisando, descobri que o que eu sentia desde sempre tinha um nome: demissexualidade”.
A demissexualidade é uma orientação sexual na qual a pessoa se sente atraída por outra somente quando há o desenvolvimento de um vínculo afetivo entre elas. Ela está dentro do espectro da assexualidade e apresenta um caráter condicional: o tesão só aparecerá caso intimidade, confiança ou admiração se façam presentes. “Pode ser um homem lindo, se não houver uma conexão, eu não me sentirei atraída”, diferencia Bastos.
Entenda o que é demissexualidade e tire suas principais dúvidas sobre esta orientação sexual
A demissexualidade é uma orientação sexual ainda pouco conhecida, mas que vem ganhando cada vez mais visibilidade e espaço no diálogo sobre diversidade sexual. Basicamente, o demissexual não sente atração sexual por alguém até que exista um vínculo formado, que não necessariamente está ligado ao processo de apaixonar-se, podendo ser uma admiração forte pela pessoa.
Para compreender melhor sobre a demissexualidade, conversamos com pessoas que se identificam com essa orientação sexual e listamos as principais dúvidas e respostas sobre o assunto.
O que é ser demissexual? “Para mim, é importante ter confiança e intimidade para que a atração sexual aconteça. É como se pudesse me mostrar como uma pessoa que é imperfeita, sem a necessidade de criar um personagem para agradar o outro”, compartilha Saulo.
Qual a relação entre demissexualidade e assexualidade? A demissexualidade é um espectro dentro da assexualidade. Nessa última, a pessoa pode ou não sentir atração sexual ou afetiva com condicionalidade. “No caso da demissexualidade, a condição é ter um vínculo emocional para a atração se manifestar”, lembra Lucas.
A demissexualidade é uma orientação sexual? Sim. A orientação sexual diz respeito à inclinação do desejo afetivo que uma pessoa direciona a outra. Assim, a demissexualidade é entendida pela comunidade como orientação sexual, com uma diferença: a mesma pessoa também pode se identificar com outras orientações sexuais simultaneamente.
A demissexualidade é uma identidade de gênero? Não. A identidade de gênero diz respeito a qual gênero a pessoa se identifica internamente. Enquanto a orientação sexual fala sobre o externo, sobre o outro a quem ela direcionará o seu desejo.
A pessoa demissexual tem desejo sexual? Nem todas. Dependendo do vínculo que a pessoa demissexual formar com seu parceiro, pode se desenvolver atração sexual e atração romântica ou apenas uma delas.
Toda pessoa demissexual é monogâmica? Não necessariamente. Uma pessoa demissexual pode conseguir criar vínculos com pessoas diferentes e, com isso, sentir atração sexual por mais de um parceiro.
A pessoa é demissexual por trauma ou complexo? Não. Assim como outras orientações sexuais, a demissexualidade é apenas um espectro da sexualidade humana e não deve ser entendida como uma doença.
Posso dizer que uma pessoa é demissexual? Não. Assim como qualquer outra orientação sexual, cabe apenas à pessoa entender os seus desejos e afetos, assim como a forma como ela gostaria de expressá-los.
Como devo tratar uma pessoa que se apresenta como demissexual? “Primeiro, é importante respeitar, não criticar ou questionar a sua orientação. Quando alguém se aceita como algo, significa que aquela pessoa já passou por dificuldades que levaram a uma reflexão interna”, enfatiza Lucas.