Dilma tem 44 pontos de vantagem 0 333

dilma eleicoes 2010

Se as eleições fossem hoje, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) teria 44 pontos percentuais de vantagem na Paraíba, em relação ao segundo colocado na corrida eleitoral, José Serra. Os dados são da pesquisa encomendada pelo jornal O Norte ao Instituto Diário Data Associados, que entrevistou 1.100 pessoas entre os dias 12 e 15 deste mês. O intervalo de confiança da consulta é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

De acordo com a pesquisa estimulada, quando são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos, a petista tem 62% das intenções de voto, contra 18% do tucano José Serra. Eles vêm seguidos de Marina Silva (PV), com 5%. Os candidatos Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Plínio (Psol) e Rui Costa Pimenta (PCO) não atingiram a média mínima de 0,5% do eleitorado e, por isso, não pontuaram na pesquisa. Pretendem votar nulo 4% dos eleitores e o número de indecisos soma 11%.

Os dados revelam que a candidata apoiada pelo presidente Lula teve um crescimento de quatro pontos percentuais em relação à última consulta realizada pelo Instituto Diário Data Associados e publicada em 15 de agosto. Ela saiu de 58% para 62%. Já Serra caiu de 26% para 18%. A consulta também registrou crescimento de Marina Silva, que passou de 3% para 5%.

Antes da consulta estimulada, o instituto quis saber de forma espontânea (sem a apresentação de nomes) em quem o eleitor pretende votar para presidente neste ano. Neste cenário, Dilma aparece com 54% das intenções de voto. Serra vem em seguida, com 16%, seguido de Marina Silva, com 4%. Citaram outros nomes 3% dos entrevistados. O percentual dos que pretendem votar nulo somou 5%, enquanto que os indecisos chegam a 19%.

Fazendo uso dos dados coletados, levando em conta a pesquisa estimulada, o instituto elaborou um quadro para aferir a preferência do eleitorado tendo como base unicamente os votos válidos. Para isso, foram desconsiderados os eleitores que disseram votar nulo ou estão indecisos. Neste cenário, Dilma aparece com 73% da preferência do eleitorado, seguida de Serra, com 21%, e de Marina Silva, com 5%. Os outros postulantes não pontuaram.

Segundo turno

O instituto também quis saber a preferência do eleitorado no caso de um eventual segundo turno. Neste quesito, Dilma teria 64% dos votos, contra 20% de José Serra. O número dos que pretendem anular o voto foi de 5%, enquanto que os eleitores que se mostraram indecisos somaram 11%. Os percentuais da pesquisa estão arredondados e, por esta razão, pode acontecer que a soma dos números não atinja 100%, podendo ficar entre 99% e 101%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 31033/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30378/2010.

Previous ArticleNext Article
Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bolsonaro reconheceu formalmente a enviada da oposição venezuelana ao Brasil 0 88

enviada da oposição venezuelana ao brasil

O presidente de extrema-direita do Brasil, Jair Bolsonaro, recebeu as credenciais diplomáticas da enviada do líder da oposição venezuelana, Juan Guaido, ao Brasil. Em outras palavras, Bolsonaro reconheceu formalmente a enviada da oposição venezuelana ao Brasil.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Leia também:

Bolsonaro reconheceu formalmente a enviada da oposição venezuelana ao Brasil

A embaixadora Maria Teresa Belandria, enviada da oposição venezuelana ao Brasil, disse na sexta-feira que o governo brasileiro retirou seu convite para apresentar suas credenciais no palácio presidencial. Mas sua porta-voz disse à Reuters na terça-feira que o governo mudou de idéia.

O porta-voz de Bolsonaro, general Otavio Rego Barros, disse que o Brasil está adotando a postura de outros membros do chamado Grupo de Lima de países que apoiam Guaido e a realização de eleições democráticas na Venezuela. Por essa razão ele reconheceu a enviada da oposição venezuelana ao Brasil.

Belandria, no entanto, não será capaz de se mudar para a embaixada venezuelana em Brasília porque ainda está ocupada por diplomatas representando o presidente esquerdista da Venezuela, Nicolas Maduro, e eles não serão expulsos do Brasil, disse Rego Barros.

A análise diplomática

Analistas diplomáticos disseram na semana passada que a ala militar do governo de Bolsonaro estava relutante em reconhecer a enviada da oposição venezuelana ao Brasil porque as autoridades não vêem uma mudança iminente de governo na Venezuela.

O pedido de Guaido às forças armadas venezuelanas para abandonar Maduro e se juntar ao movimento de oposição foi amplamente ignorado no mês passado, levando muitos a pensar que ele havia exagerado em suas mãos com o apoio do governo dos EUA.

Bolsonaro, como muitos líderes na região, tem sido fortemente crítico de Maduro e reconheceu Guaido como o líder legítimo do país.

Ex-oficiais militares, que compõem cerca de um terço do gabinete de Bolsonaro, têm sido cautelosos em provocar Maduro, alertando contra medidas que podem levar a uma crise econômica e política à violência em toda a fronteira norte do Brasil.

O principal assessor de segurança de Bolsonaro, o general aposentado Augusto Heleno, disse à Reuters no início deste mês que as forças armadas da Venezuela decidirão o futuro de Maduro e poderão destituí-lo para liderar a transição para eleições democráticas.

#FoliaDosCusProlapsados:críticas na web a atos pró-Bolsonaro está nos trending topics do Twitter hoje (26) 0 141

#FoliaDosCusProlapsados

#FoliaDosCusProlapsados é a hashtag do dia no Brasil. Hoje, domingo, dia 26 de maio, está ocorrendo um ato pró-Bolsonaro e em favor da Reforma da Previdência, em alguns locais espalhados pelo país.As reações nas redes sociais se intensificaram e muitas críticas foram feitas aos atos. Uma hashtag intitulada #FoliaDosCusProlapsados, em crítica às manifestações em favor de Bolsonaro, está nos trending topics do Twitter.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Leia também:

#FoliaDosCusProlapsados:a reação crítica aos atos a favor de Bolsonaro

#FoliaDosCusProlapsados
Reprodução/Juris Bahia

A internet não perdoa e nem a ‘zoeira’ também. Nesse caso, a zoeira tem caráter de crítica ácida contra as manifestações a favor de Bolsonaro, que ocorrem hoje. Nas redes sociais em geral, mas sobretudo no Twitter, as pessoas não pouparam palavras para criticar os atos pró-governo, usando de bastante ironia e sarcasmo.

De acordo com pesquisas recentes veiculadas na mídia, o governo Bolsonaro tem uma rejeição enorme e a tendência é diminuir mais. Devido à uma série de medidas impopulares e controvérsias envolvendo não somente à sua figura, mas também às dos seus filhos e seus ministros, o número de pessoas descontentes só aumenta.

Mesmo entre aqueles que apostam em Jair Bolsonaro na esperança de haver melhorias, já se pode observar uma legião de arrependidos.

Contudo, ele ainda tem uma base considerável de apoiadores. Por conta dos revezes em relação à Reforma da Previdência e às dificuldades tremendas apresentadas pela gestão Bolsonaro, um contingente de apoiadores organizou um conjunto de manifestações.

Não só pessoalmente, mas também nas redes sociais, muitas pessoas criticaram os atos. As razões elencadas para as críticas da hashtag #FoliaDosCusProlapsados é que não faria sentido fazer manifestação pró-governo, pois ele é a situação, é o que está no poder no momento.

Outra crítica é que o governo Bolsonaro está sendo muito ruim, em vários sentidos e a proposta de Reforma da Previdência apresentada por Guedes é extremamente prejudicial, sobretudo para as camadas mais desfavorecidas da população.

Sendo assim, a hashtag #FoliaDosCusProlapsados seria uma forma de ironizar as manifestações, afirmando que seria um ato não só desnecessário, mas desprovido de fundamento, sentido e inteligência, pois o governo Bolsonaro está causando danos terríveis ao Brasil em geral e à população.

As reações no Twitter

Veja abaixo alguns tweets sobre a hashtag #FoliaDosCusProlapsados:

Most Popular Topics

Editor Picks