Região Nordeste é a próxima a realizar Fórum de Inovação Tecnológica 0 293

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Com o objetivo de estimular os esforços inovadores das empresas no campo tecnológico será realizado, no próximo dia 14, o 2ş Fórum de Inovação Tecnológica 2004 – região Nordeste, no Recife (PE). As inscrições já estão abertas. Após as palestras e debates será entregue o Prêmio Finep aos vencedores do concurso, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos.

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Durante o evento serão apresentados diversos painéis, entre eles: Os Desafios para Inovação e a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior; Inovação e Inclusão Social: Casos de Sucesso; A Proteção do Intangível como Estratégia de Negócios: o uso de PI por empresas inovadoras; e O Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Nova Lei de Inovação – desafios para aplicação nos Estados.

O Fórum de Inovação Tecnológica, iniciativa da Finep, está sendo realizado nas cinco regiões brasileiras. As próximas reuniões vão acontecer na região Norte – 19/10; região Sul – 21/10; e na região Centro-Oeste – 27/10.
Informações adicionais podem ser obtidas no site www.redetec.org.br ou pelo e-mail pires@redetec.org.br.

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Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.

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Criador do Ford Mustang, Lee Iacocca, morre aos 94 anos 0 60

Criador do Ford Mustang, Lee Iacocca, morre aos 94 anos 1

Na noite desta terça-feira (02/07) o criador do lendário esportivo Ford Mustang, Lee Iacocca, faleceu nos Estados Unidos aos seus 94 anos. Ele morreu em casa, na cidade de Bel Air, Califórnia, por conta de complicações após sofrer por anos com Parkinson.

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Ele é um dos nomes mais importantes da indústria automobilística pois além de inventar o Mustang, foi o principal responsável por reerguer a Chrysler, uma das maiores montadoras americanas da década de 80, que estava próxima de falir.

Iacocca foi quem dirigiu a Ford Motors, a Chrysler e também ajudou a moldar Detroit (EUA) como a cidade americana dos automóveis.

O engenheiro nasceu em 1924 na cidade de Allentown, Pennsylvania, EUA. Era filho de imigrantes italianos.

História de Lee Iacocca na Ford

Ele passou a trabalhar na Ford como engenheiro em 1946, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ele cursou engenharia industrial na famosa Universidade de Princenton.

Pouco tempo depois de estar na equipe de engenheiros, ele acabou “desistindo” da profissão e pediu para ser transferido para a divisão de vendas da Ford. Então nos 10 anos seguintes, focou em vendas na região da Filadélfia, quando em 1956 ajudou a criar e executar uma campanha de marketing que foi um sucesso.

O sucesso desta campanha foi tanta que o então vice presidente da Ford, Robert S. McNamara, onde passou a conviver com a área executiva, se tornando um ótimo profissional. Pouco tempo depois, em 1960, ele veio a substituir o próprio McNamara na vice-presidência da montadora.

Foi então que na vice presidência que Iaccoca desenvolveu e fez o lançamento do Ford Mustang em 1964. Entrando para a história mundial.

ford mustang iacocca

McNamara se tornou o chefe do Pentágono e sucessivamente diretor do Banco Mundial.

História de Lee Iacocca na Chrysler

Após anos de sucesso na Ford, Lee Iacocca foi demitido em 1987, pelo neto do fundador da empresa, Henry Ford II. Depois de deixar a marca, ele foi parar na liderança da Chrysler, que estava em uma profunda crise, as portas para fechar.

Não levou muito tempo e Lee conseguiu recuperar a montadora e criar diversos “moldes” que ainda fazem sucesso na Chrysler.

Então em 1992 ele aposentou e deixou de comandar a Chrysler. Ele começou a investir sua fortuna em azeite, bicicletas elétricas e em diversas pesquisas sobre diabetes e Parkinson.

Teve um livro chamado “Iacocca: uma autobiografia” em 1984, que vendeu 6,5 milhões de cópias, se tornando um best seller.

Nokia volta o mercado com bateria que dura duas vezes mais 0 73

nokia baterias do futuro

Com o objetivo de se alavancar novamente no mercado internacional, a empresa de smartphones Nokia faz um lançamento que é uma das principais preocupações do momento quando o assunto é tecnologia, a duração das baterias.

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Uma equipe de pesquisadores que trabalham para a Nokia sob a companhia finlandesa, Bell Labs, desenvolveram um novo tipo de bateria que tem capacidade para durar duas vezes e meia a mais do que todas as opções disponíveis nos smartphones atuais.

A tecnologia desenvolvida pelos cientistas usa nanotubos de carbono, capaz de armazenar mais energia no mesmo tamanho das baterias atuais. Ela será fundamental para o futuro dos smartphones e outros dispositivos portáteis.

Ela é mais eficiente e principalmente não exige o aumento do volume do componente, afinal aparelhos portáteis precisam ser práticos e também contar com baixo peso e tamanho.

O segredo segundo o artigo publicado na Nature Energy está ligado à construção da bateria. Ela deverá eliminar os focos de ineficiência e todos os gargalos, mantendo o fluxo de energia constante e de alta durabilidade. A nova bateria da Nokia ainda contará com o diferencial de que irá proporcionar uma recarga ainda mais rápida.

Comparativo com baterias do mercado atual

As novas baterias da Bell Labs em parceria com a Nokia rendem células de 480 Wh/kg (watts hora por quilograma), uma medida de densidade utilizada por especialistas. Ou seja, mostra a relação de energia x tamanho por célula da bateria.

Os resultados feitos em laboratório foram duas vezes e meia superiores à melhor bateria de lítio utilizada em smartphones TOP de linha.

Além de melhorar o desempenho dos aparelhos, as novas baterias serão fundamentais para a nova geração de aparelhos que deverão contar com acesso à tecnologia 5G que está chegando aos países de primeiro mundo. Todos os componentes dos novos aparelhos deverão exigir um pouco mais de energia, portanto será fundamental.

Outros aparelhos importantes da nova geração que irão se beneficiar das baterias são os drones. A Uber, Amazon e outras empresas já estão iniciando os testes práticos de entrega com drones e uma das principais preocupações é com relação a autonomia.

Automóveis do futuro

O início de tudo será os smartphones, mas a Bell Labs já fala sobre a produção de baterias com tecnologias semelhantes e que poderão ser renováveis. Elas poderão fazer parte do futuro dos carros autônomos e elétricos. Mas todos os derivados desta tecnologia só devem surgir nos próximos 5 a 10 anos.

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