Dia do Trabalho: conheça as origens da celebração do 1º de Maio 0 199

Dia do Trabalho trabalhadores trincheira

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é uma data celebrativa de caráter internacional. Em outras palavras, ela é comemorada não apenas aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. Ademais, esta data celebrativa é igualmente um feriado nacional.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Contudo, você saberia dizer qual a origem deste feriado? Qual o sentido dele? Onde ele é celebrado? Estas e muitas outras perguntas responderemos ao longo desse artigo.

A origem do Dia do Trabalho: as lutas sindicais

Antes de mais nada, no dia 1º de Maio de 1886, ocorreu uma manifestação realizada por milhares de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos. A priori, o intuito era reivindicar a diminuição da jornada de trabalho.

Leia também:Jovem sofre racismo em jogo de Free Fire e compartilha no YouTube.

Anteriormente, a jornada de trabalha consistia em um carga de 13 horas. Por outro lado, os trabalhadores queriam que ela ficasse reduzida para 8 horas diárias. Nesse mesmo dia, uma greve geral foi declamada por todo os Estados Unidos.

Logo após esse incidente, no dia 03 de maio, aconteceu uma nova manifestação por parte dos grevistas. Entretanto, a mesma foi duramente reprimida pela polícia, culminando na morte de alguns manifestantes.

Dia do Trabalho confronto manifestantes
Representação do confronto entre manifestantes e policiais em Chicago.

Depois, no dia 4 de maio, em mais um protesto, uma pessoa jogou uma bomba que matou 7 integrantes da polícia. Como uma espécie de retaliação, a polícia disparou contra a multidão, resultando na morte de 12 pessoas e ferindo inúmeras delas.

Leia também: Novo Imperador do Japão é proclamado neste dia 1º!

Posteriormente, alguns dias após os fatos citados, dezenas de sindicatos espalhados pelo país foram ocupados pela polícia. Cerca de 100 sindicalistas foram presos e 8 deles processados.

Destes, 7 foram condenados à pena de morte e 1 se suicidou na cela. Dois dos condenados à pena de morte tiveram a mesma revertida para prisão perpétua.

Por que Chicago foi o “berço” do Dia do Trabalho?

Chicago foi o estopim disso por uma razão: ela era uma das cidades mais industrializadas dos EUA. Por essa razão, ela atraía um contingente enorme de pessoas, inclusive imigrantes.

Por conta disso, a cidade cresceu absurdamente.

Dia do Trabalho trabalhadores trincheira
Domínio Público – Wikicommons.

Entre os imigrantes que foram para a referida cidade, estavam os alemães. Por sua vez, muitos deles traziam consigo ideias socialistas e anarquistas. Manifestações por justiça social, melhores condições de trabalho e liberdade já ocorriam.

O crescimento e fortalecimento do movimento trabalhista

Assim sendo, em decorrência da truculência da polícia e o julgamento controverso e malfeito dos sindicalistas, as pautas dos trabalhados foram postas em evidência.

Por todo o país, intensificou a luta de trabalhadores. Eles não mais suportavam calados as condições precárias e abusivas de trabalho.

Em outras partes do mundo, os quatro sindicalistas condenados à mortes (dos que efetivamente sofreram a pena) foram encarados pelo movimento trabalhista como vítima de um sistema judiciário arbitrário e falho e o abuso de força e autoridade por parte da polícia.

Quando o 1º de Maio foi instituído?

No ano de 1989, pouco mais de 100 anos após os fatos em Chicago e 200 anos após a Revolução Francesa, ocorreu a Segunda Internacional Socialista, na cidade de Paris.

O intuito desta manifestação era a luta pelas 8 horas diárias de trabalho. Além disso, eles escolheram a data de 1º de maio como uma forma de homenagear as lutas sindicais de Chicago. Logo depois, em 1990,alguns países deflagraram greve geral, em apoio à luta trabalhista. Foram eles:

  • Áustria;
  • Hungria;
  • Bélgica;
  • Espanha;
  • Holanda;
  • Dinamarca;
  • Itália;
  • Suíça;
  • Grã-Bretanha.

Passado alguns anos, a França e Rússia proclamaram esta data como Dia do Trabalho. Aqui no Brasil, isso foi feito em 1924, pelo então presidente Artur Bernardes.

Além disso, vale lembrar que o 1º de Maio é feriado em diferentes lugares. Curiosamente, contudo, a data não é um feriado nos EUA, que até hoje não a reconhece. Todavia, ela posteriormente atendeu às reivindicações para reduzir a jornada de trabalho diária para 8 horas.

Previous ArticleNext Article
Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BRT do Rio inicia sistema para multar caloteiros 0 97

fiscalizacao contra calote brt rio de janeiro

A partir desta segunda-feira (22/07) o BRT (Bus Rapid Transit) do Rio de Janeiro irá começar uma forte fiscalização nas estações através de máquinas contra calotes. Diversos fiscais espalhados pelas estações do BRT irão pedir o cartão do passageiro (Riocard), onde através de uma leitura na máquina, deverão conferir o último uso do bilhete, identificando passageiros que entraram sem pagar.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

A multa para quem estiver aplicando o calote no sistema, desde que identificado pela máquina será de R$ 170.

No Twitter oficial do BRT Rio foi publicado o seguinte tweet:

“… A partir da próxima segunda-feira, 22, máquinas serão utilizadas para fiscalizar a validação do cartão Riocard nas roletas de acesso. A medida é um importante mecanismo para coibir os calotes no BRT…”

Testes finais

Os últimos testes antes da fiscalização começar foram realizados nesta sexta-feira (19/07). Agentes do sistema e guardas municipais saíram em duplas e fizeram a verificação dos bilhetes dos passageiros em busca de calotes nas estações. Eles não ficaram em pontos fixos, surpreendendo ainda mais os passageiros.

Durante a fiscalização “teste” uma pessoa foi identificada sem pagar na estação do Barra Shopping. A multa é gerada no próprio cartão e pode levar o nome para os sistemas de proteção ao crédito.

Outro sistema que vem sendo testado pela BRT Rio é um de monitoramento. Através do Terminal Alvorada, agentes irão verificar por meio de câmeras quais são os passageiros que entram sem pagar, além de verificar a segurança dos equipamentos.

Fiscalização desde outubro

Apesar das fiscalizações do BRT terem sido iniciadas nesta segunda-feira (22/07) a Guarda Municipal do Rio já está fazendo a fiscalização por contra própria contra calotes desde o último mês de outubro de 2018. Todos os dias cerca de 120 agentes circulam nas estações, principalmente nos horários com maior índice de calote.

Até este mês os agentes já aplicaram quase 3300 multas referentes à fiscalização.

Vulcão Ubinas fica ativo no Peru e 30 mil moradores são evacuados 0 113

vulcao ubinas em atividade

O vulcão Ubinas localizado no país do Peru iniciou suas atividades desde a última quinta-feira (18/07). E por conta do perigo que suas atividades representam para a região o governo peruano decretou estado e emergência neste domingo para sete distritos da região sul do país.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

De quinta-feira até este domingo cerca de 30 mil pessoas tiveram que deixar as suas casas. As regiões que tiveram as casas evacuadas foram Moquegua, Arequipa, Tacna e Puno. Nelas as cinzas do vulcão cobriram 617 escolas e 20 unidades de saúde.

O balanço acabou de ser divulgado pelo Centro de Operações de Emergência Nacional (Coen), onde neste domingo informou que o maior número de desabrigados está localizado na região de Puno, fronteira com a Bolívia. Por lá já foram evacuadas 19 mil pessoas de suas casas.

A segunda região mais atingida foi Moquegua, que já passa dos 9 mil desalojados.

Estado de emergência no Peru

O governo peruano decretou estado de emergência neste domingo para poder acelerar a retirada da população que está próxima ao vulcão ativo Ubinas, iniciando o ponto de ajuda aos que estão sendo afetados.

As atividades do Ubinas se intensificaram deste a última quinta-feira, quando o vulcão lançou ao ar uma fumaça com mais de cinco quilômetros de altura. Então o vento acabou dispersando as cinzas e há relatos de que elas chegara a atingir a Bolívia.

Um especialista do Instituto Geológico de Mineração e Metalurgia (Ingemmet), Jersy Mariño, informou que a erupção do vulcão Ubinas é moderada. O vulcão é bem ativo na região, sendo comum que tenha atividades a cada cinco anos.

A recomendação é que a população próxima deixe suas residências e ao se locomover utilize máscaras para não respirar as impurezas da fumaça tóxica.

Ele é apenas um dos oito vulcões localizados no sul do Peru. Já o país todo conta com 16 vulcões, onde os principais são:

  • Misti;
  • Sabancaya;
  • Nevado Coropuna;
  • Ampato;
  • Huaynaputina;
  • Jenchaña;
  • Chachani.

Most Popular Topics

Editor Picks