Dia do Trabalho: conheça as origens da celebração do 1º de Maio 0 417

Dia do Trabalho trabalhadores trincheira

O Dia do Trabalho, também conhecido como Dia do Trabalhador, é uma data celebrativa de caráter internacional. Em outras palavras, ela é comemorada não apenas aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. Ademais, esta data celebrativa é igualmente um feriado nacional.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Contudo, você saberia dizer qual a origem deste feriado? Qual o sentido dele? Onde ele é celebrado? Estas e muitas outras perguntas responderemos ao longo desse artigo.

A origem do Dia do Trabalho: as lutas sindicais

Antes de mais nada, no dia 1º de Maio de 1886, ocorreu uma manifestação realizada por milhares de trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos. A priori, o intuito era reivindicar a diminuição da jornada de trabalho.

Leia também:Jovem sofre racismo em jogo de Free Fire e compartilha no YouTube.

Anteriormente, a jornada de trabalha consistia em um carga de 13 horas. Por outro lado, os trabalhadores queriam que ela ficasse reduzida para 8 horas diárias. Nesse mesmo dia, uma greve geral foi declamada por todo os Estados Unidos.

Logo após esse incidente, no dia 03 de maio, aconteceu uma nova manifestação por parte dos grevistas. Entretanto, a mesma foi duramente reprimida pela polícia, culminando na morte de alguns manifestantes.

Dia do Trabalho confronto manifestantes
Representação do confronto entre manifestantes e policiais em Chicago.

Depois, no dia 4 de maio, em mais um protesto, uma pessoa jogou uma bomba que matou 7 integrantes da polícia. Como uma espécie de retaliação, a polícia disparou contra a multidão, resultando na morte de 12 pessoas e ferindo inúmeras delas.

Leia também: Novo Imperador do Japão é proclamado neste dia 1º!

Posteriormente, alguns dias após os fatos citados, dezenas de sindicatos espalhados pelo país foram ocupados pela polícia. Cerca de 100 sindicalistas foram presos e 8 deles processados.

Destes, 7 foram condenados à pena de morte e 1 se suicidou na cela. Dois dos condenados à pena de morte tiveram a mesma revertida para prisão perpétua.

Por que Chicago foi o “berço” do Dia do Trabalho?

Chicago foi o estopim disso por uma razão: ela era uma das cidades mais industrializadas dos EUA. Por essa razão, ela atraía um contingente enorme de pessoas, inclusive imigrantes.

Por conta disso, a cidade cresceu absurdamente.

Dia do Trabalho trabalhadores trincheira
Domínio Público – Wikicommons.

Entre os imigrantes que foram para a referida cidade, estavam os alemães. Por sua vez, muitos deles traziam consigo ideias socialistas e anarquistas. Manifestações por justiça social, melhores condições de trabalho e liberdade já ocorriam.

O crescimento e fortalecimento do movimento trabalhista

Assim sendo, em decorrência da truculência da polícia e o julgamento controverso e malfeito dos sindicalistas, as pautas dos trabalhados foram postas em evidência.

Por todo o país, intensificou a luta de trabalhadores. Eles não mais suportavam calados as condições precárias e abusivas de trabalho.

Em outras partes do mundo, os quatro sindicalistas condenados à mortes (dos que efetivamente sofreram a pena) foram encarados pelo movimento trabalhista como vítima de um sistema judiciário arbitrário e falho e o abuso de força e autoridade por parte da polícia.

Quando o 1º de Maio foi instituído?

No ano de 1989, pouco mais de 100 anos após os fatos em Chicago e 200 anos após a Revolução Francesa, ocorreu a Segunda Internacional Socialista, na cidade de Paris.

O intuito desta manifestação era a luta pelas 8 horas diárias de trabalho. Além disso, eles escolheram a data de 1º de maio como uma forma de homenagear as lutas sindicais de Chicago. Logo depois, em 1990,alguns países deflagraram greve geral, em apoio à luta trabalhista. Foram eles:

  • Áustria;
  • Hungria;
  • Bélgica;
  • Espanha;
  • Holanda;
  • Dinamarca;
  • Itália;
  • Suíça;
  • Grã-Bretanha.

Passado alguns anos, a França e Rússia proclamaram esta data como Dia do Trabalho. Aqui no Brasil, isso foi feito em 1924, pelo então presidente Artur Bernardes.

Além disso, vale lembrar que o 1º de Maio é feriado em diferentes lugares. Curiosamente, contudo, a data não é um feriado nos EUA, que até hoje não a reconhece. Todavia, ela posteriormente atendeu às reivindicações para reduzir a jornada de trabalho diária para 8 horas.

Previous ArticleNext Article
Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No “Dia da Privacidade” nova ferramenta do Facebook promete acabar com publicidade indesejada 0 146

facebook dia da privacidade nova ferramenta

Nesta terça-feira (28/01), a organização Facebook anunciou uma nova atualização que deixou animado os usuários ainda presentes na sua rede social principal. A atualização está relacionada as regras de privacidade das contas, onde o usuário poderá ter mais controle sobre suas informações, dados e também publicações.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

A novidade a princípio é apenas para o Facebook, mas provavelmente deverá se estender também para o WhatsApp e Instagram nos próximos dias.

A empresa também disponibilizou uma ferramenta para que o usuário tenha o direito de escolha para desvincular certos dados da conta, com a finalidade de evitar o direcionamento de anúncios publicitários, o que acaba incomodando a muitos.

Hoje é “comemorado” o “Dia da Privacidade”, o que levou a empresa a escolher esta data para anunciar as novas funcionalidades.

São mais de 2 bilhões de contas ativas em todo o mundo e é preciso ter cuidado com a privacidade de seus usuários.

Nova patente da Apple promete melhorar imersão virtual com sensores nos dedos.

Nova Ferramenta

A ferramenta se chama “Verificação de Privacidade”. Nela o usuário poderá ajustar para quem seus posts e informações de perfil poderão ser exibidas. É possível também fortalecer a segurança da conta com alertas de login, revisão de informações compartilhadas com aplicativos que você mesmo permitiu e outras.

Algumas já estavam presentes na versão anterior, mas agora a plataforma estará facilitando o acesso e instruções.

Fora do Facebook

Outra ferramenta é a “Fora do Facebook”. Nela o usuário poderá ver um resumo de todas as informações comerciais que estejam vinculadas à sua conta e deixar como está ou desvinculá-las. Esta é a ferramenta para evitar o direcionamento de anúncios publicitários com base em suas pesquisas.

A demora para o lançamento deste sistema foi justamente a necessidade de reconstruir parte da programação na plataforma, sem que a mesma afetasse os usuários.

Logins externos

Hoje também foi lançado a ferramenta “Facebook Login”, onde o usuário poderá acessar outros serviços e aplicativos usando a sua conta no Facebook. Sempre que o usuário entrar em um aplicativo de terceiros, um alerta será emitido em sua conta.

Esta ferramenta irá ajudar a saber quando e como a sua conta está sendo usada e se há permissão para o mesmo. É possível também editar as configurações de acesso a estes sistemas.

Barbara Lomba é transferida de caso Flordelis, quem assume é Allan Duarte 0 257

barbara lomba transferida caso flordelis

É no mínimo curioso o fato de no mesmo dia em que o caso Flordelis avança com a descoberta do uso do celular de Anderson na casa de Yvelise de Oliveira e do senador Arolde de Oliveira (PSD), mesmo partido de Flordelis, a delegada Barbara Lomba ser transferida de sua jurisdição.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Ela não estará mais à frente das investigações sobre a morte do pastor Anderson do Carmo, o marido da deputada federal Flordelis do PSD. Ele foi assassinado a tiros na madrugada do dia 16 de junho de 2019, quando estava na garagem de sua casa em Pendotiba, região de Niterói.

Barbara Lomba deixa a Delegacia de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo e deverá assumir a 11ª DP da Rocinha. O responsável por assumir esse e outros casos da DP será Allan Duarte Lacerda, que era delegado na 127ª DP de Búzios.

Mas ele era um dos braços direitos de Bárbara quando nos primeiros meses de 2019 acabou sendo transferido.

Celular de Anderson

A transferência de Lomba aconteceu após a TV Globo ter divulgado uma matéria onde o celular de Anderson, que havia sumido desde o dia de sua morte, havia sido acionado na casa de Yvelise de Oliveira, esposa do senador Arolde de Oliveira (PSD), que é também o presidente do Grupo MK, responsável por produzir os discos gospel de Flordelis.

Após a divulgação do caso, ambos se disseram muito perplexos com o caso, citando inclusive que “cabe o ônus da prova a quem acusa”.

Eles citam que nunca poderiam imaginar um ataque desta natureza, onde estão achando que pode ter sido uma clonagem. Citam também a frase “Quem não deve, não teme” e dizem que irão verificar quais são as possibilidades para provar a inocência a partir desta quarta-feira (22/01).

Most Popular Topics

Editor Picks