Primeiro de abril: curiosidades da data e a História 0 374

Primeiro de abril: curiosidades da data e a História 2

Antes de mais nada, para além das brincadeiras e pegadinhas, vale a pena compreender melhor o Primeiro de abril. Sempre que chega essa data no ano, as redes sociais e também na vida “real” as “trolações” e zoeiras tomam conta das interações.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Contudo, nem só de brincadeiras é feita a sociedade. Por outro lado, nesta data de primeiro de abril, ao longo da História, muita coisa aconteceu.

Com a finalidade de ampliar os seus horizontes históricos e culturais, explicaremos não somente as curiosidades da data. Outrossim, explanaremos sobre o que aconteceu nesse mesmo dia em outros períodos históricos.

Com efeito, você compreenderá melhor o mundo em que vivemos

Quando e como surgiu o primeiro de abril?

Conforme acreditam alguns estudiosos, as brincadeiras envolvendo essa data teriam surgido na Idade Moderna. Provavelmente, o início teria sido na França. Desde que o século XVI começou, o Ano Novo se comemorava no dia 25 de março. Trocavam-se presentes e ocorriam bailes. Por fim, o festejo se encerrava em 1º de abril.

Leia também:

Entretanto, em 1562, o papa Gregório XIII implementou um novo calendário, que recebeu o nome de gregoriano. Primordialmente, o ano se iniciava no dia 1º de janeiro, segundo esse calendário. Todavia, o rei francês só adotou o novo calendário após dois anos. Ademais, havia quem se olvidava ou menospreza a mudança, mantendo o formato antigo de celebração.

Posteriormente, para “tirar sarro” dos renitentes, muitos mandavam presentes esquisitos. Além disso, também convidavam para festas que sequer existiam. Nesse ínterim, a zoeira tomou conta do país inteiro. Depois que a brincadeira foi parar na Inglaterra, ela acabou se espalhando para o resto do mundo.

Primeiro de abril na História

Com o fim de aumentar a consciência histórica de todos, informaremos adiante alguns acontecimentos que ocorrem nessa mesma data ao longo da história.

  • 1º de abril de 1924:Hitler preso por causa do “Putsch de Munique”

Em 1º de abril de 1924, Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, é condenado a cinco anos de prisão. O crime? Tentativa de tomar o poder a força.

  • 1º de abril de 1964: consumação do Golpe Militar de 1964

Em primeiro lugar, vale ressaltar que houve todo um processo até que se culminasse no Golpe Militar de 1964.

Isto posto, é importante dizer que as tropas encontravam-se em Minas Gerais no dia 30 de Março. Posteriormente, no dia 31 de março, é que as referidas tropas saíram de Minas Gerais rumo ao Rio de Janeiro, a capital na época.

Logo depois, no dia seguinte, 1º de abril, o Forte de Copacabana foi tomado pelos golpistas. Ademais, João Goulart somente saiu do Rio à noite, decidindo não resistir.

  • 1º de abril de 1976: fundação da Apple

Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a famosa empresa de tecnologia Apple. Desde a sua fundação até hoje, ele desenvolve e comercializa produtos eletrônicos de consumo. Além disso, também confecciona PC’s, smartphones e softwares informáticos.

Previous ArticleNext Article
Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Peritos criminais realizam mobilizações em Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas 0 97

Peritos criminais realizam mobilizações em Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas 3

A mobilização dos Peritos Criminais do Rio Grande do Sul e dos demais servidores do Instituto Geral de Perícias prossegue por todo o estado durante a semana, com reforço nas cidades de Caxias do Sul (segunda feira-13/01), Santa Maria (quarta-feira-15/01) e Pelotas (sexta-feira-17/01).

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

A mobilização ocorre em meio ao debate sobre os projetos encaminhados pelo governador Eduardo Leite à Assembleia Legislativa, entre os quais o que trata do subsídio dos servidores vinculados ao IGP.

As ações começaram na Capital juntamente com a Operação Padrão, a partir do dia 07 de janeiro. E se estenderá por todo o mês ou até que seja concluída a negociação com o Governo.

Confira a agenda da Semana:

Segunda-feira – 13 de janeiro:  Caxias do Sul, das 9h às 12h em frente ao Posto de Identificação (Rua Júlio de Castilhos, 2555)

Quarta-feira – 15 de janeiro: Santa Maria, das 9h às 12h em (Rua Dr. Alberto Pasqualini, 28)

Sexta-feira- 17 de janeiro: Pelotas, das 9h às 12h em frente ao Posto de Identificação (Avenida Bento Gonçalves, 4302)

Barcelona alcança 800 milhões de Euros de Receita e é o clube mais rico do mundo 0 100

ranking do dinheiro barcelona

Os times de futebol mais ricos do mundo estão praticamente concentrados na Europa. Mas em 2020 é a primeira vez que o Barcelona se torna o clube que mais gera receita, superando o Real Madrid como o clube mais rico do mundo.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Quem relata isso é a Liga do Dinheiro do Futebol Deloitte. O ranking foi divulgado nesta terça-feira (14/01), onde apesar do novo feito do Barça, não há muita surpresa, já que ano após ano o clube espanhol vem superando seus concorrentes europeus com suas negociações e fórmulas de arrecadação.

O Barcelona rompeu a barreira dos 800 milhões de euros em receita. Esta é 23ª edição deste ranking, que teve como topo em sua maioria das vezes o Real Madrid.

O Deloitte aponta um aumento de 11% na receita do Barça, excluindo taxas de transferências. Na temporada 2018/2019 todos os grandes clubes europeus aumentaram suas receitas, o que contribuiu para a marca histórica de 9,3 bilhões de euros arrecadados na temporada.

Lembrando que estamos falando de receita de clube e não de negociações dos jogadores.

Ranking dos clubes mais ricos do mundo

O Real Madrid que sempre vinha no topo, acabou ficando na segunda colocação pois na temporada 2018/2019 arrecadou “só” 757,3 milhões de euros. O terceiro colocado no ranking ainda é do Manchester United, mesmo diante das últimas atuações nos campeonatos da Europa.

Esta é a primeira vez nos últimos 23 anos que o Arsenal acabou ficando fora do Top 10 da lista. O Bayern de Munique é o quarto colocado, o quinto é o Paris Saint-Germain e o sexto é o Manchester City. Já em sétimo chega o grande campeão da Europa na temporada, o Liverpool.

Em oitavo está o inglês Tottenham Hotspur.

Prefeita de Paris cobra título da Champions League de Neymar.

Barcelona quer mais na temporada 2019/2020

O Barça mudou sua estratégia com relação aos merchandising e licenciamento de produtos. Hoje o clube tem menos dependência das rendas de transmissões e mais rendas provenientes de outros setores, onde estão exclusivamente sob seu controle.

Para a temporada 2019/2020 o Barcelona acredita que terá uma renda extra de 30 milhões de euros em relação a temporada 2018/2019. Para a 24ª edição do ranking, o clube pretende alcançar 880 milhões e está se encaminhando para ser o primeiro clube a chegar no um bilhão de euros na Liga do Dinheiro.

Most Popular Topics

Editor Picks