Primeiro de abril: curiosidades da data e a História 0 286

Primeiro de abril: curiosidades da data e a História 1

Antes de mais nada, para além das brincadeiras e pegadinhas, vale a pena compreender melhor o Primeiro de abril. Sempre que chega essa data no ano, as redes sociais e também na vida “real” as “trolações” e zoeiras tomam conta das interações.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Contudo, nem só de brincadeiras é feita a sociedade. Por outro lado, nesta data de primeiro de abril, ao longo da História, muita coisa aconteceu.

Com a finalidade de ampliar os seus horizontes históricos e culturais, explicaremos não somente as curiosidades da data. Outrossim, explanaremos sobre o que aconteceu nesse mesmo dia em outros períodos históricos.

Com efeito, você compreenderá melhor o mundo em que vivemos

Quando e como surgiu o primeiro de abril?

Conforme acreditam alguns estudiosos, as brincadeiras envolvendo essa data teriam surgido na Idade Moderna. Provavelmente, o início teria sido na França. Desde que o século XVI começou, o Ano Novo se comemorava no dia 25 de março. Trocavam-se presentes e ocorriam bailes. Por fim, o festejo se encerrava em 1º de abril.

Leia também:

Entretanto, em 1562, o papa Gregório XIII implementou um novo calendário, que recebeu o nome de gregoriano. Primordialmente, o ano se iniciava no dia 1º de janeiro, segundo esse calendário. Todavia, o rei francês só adotou o novo calendário após dois anos. Ademais, havia quem se olvidava ou menospreza a mudança, mantendo o formato antigo de celebração.

Posteriormente, para “tirar sarro” dos renitentes, muitos mandavam presentes esquisitos. Além disso, também convidavam para festas que sequer existiam. Nesse ínterim, a zoeira tomou conta do país inteiro. Depois que a brincadeira foi parar na Inglaterra, ela acabou se espalhando para o resto do mundo.

Primeiro de abril na História

Com o fim de aumentar a consciência histórica de todos, informaremos adiante alguns acontecimentos que ocorrem nessa mesma data ao longo da história.

  • 1º de abril de 1924:Hitler preso por causa do “Putsch de Munique”

Em 1º de abril de 1924, Adolf Hitler, líder do Partido Nazista, é condenado a cinco anos de prisão. O crime? Tentativa de tomar o poder a força.

  • 1º de abril de 1964: consumação do Golpe Militar de 1964

Em primeiro lugar, vale ressaltar que houve todo um processo até que se culminasse no Golpe Militar de 1964.

Isto posto, é importante dizer que as tropas encontravam-se em Minas Gerais no dia 30 de Março. Posteriormente, no dia 31 de março, é que as referidas tropas saíram de Minas Gerais rumo ao Rio de Janeiro, a capital na época.

Logo depois, no dia seguinte, 1º de abril, o Forte de Copacabana foi tomado pelos golpistas. Ademais, João Goulart somente saiu do Rio à noite, decidindo não resistir.

  • 1º de abril de 1976: fundação da Apple

Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a famosa empresa de tecnologia Apple. Desde a sua fundação até hoje, ele desenvolve e comercializa produtos eletrônicos de consumo. Além disso, também confecciona PC’s, smartphones e softwares informáticos.

Previous ArticleNext Article
Graduada e Mestre em História. Faço parte da equipe de redação do portal TV É Brasil. Além de professora e historiadora, sou redatora web freelancer/autônoma. Uma verdadeira amante da cultura, arte e entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Neymar está confirmado no jogo PSG x Strasbourg, expectativa é sobre reação da torcida 0 112

neymar retorno ao psg neste sabado

Neste final de semana o PSG deve entrar em campo contra o Strabourg pelo Campeonato Francês e a partida deverá marcar o retorno de Neymar no ataque do clube após os últimos meses polêmicos do jogador.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

A grande expectativa de Neymar JR em campo é com relação a torcida do Paris Saint-Germain, que está profundamente magoada com o jogador. Nos últimos dias teve uma agressão contra um torcedor e a tentativa de retorno ao Barcelona.

O jogador foi confirmado por Thomas Tuchel, técnico do PSG, durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (13/09). O jogo acontece neste sábado (14/09).

Neymar e seu retorno aos jogos do PSG

Durante a coletiva de imprensa, o técnico informou que irá coloca-lo em campo e que está muito feliz que as janelas de transferências se encerraram.

“-Tudo está definido e estou muito feliz com meu grupo. Temos muitos jogadores talentosos, temos o Ney. E isso é certo, não existe mais uma distração, ele pode se concentrar em nós. O retorno dele é necessário, ele é um jogador do PSG e está disponível.”

Thomas ainda disse que está convencido de que Neymar irá jogar muito nos próximos dias para restabelecer a sua imagem no futebol, inclusive ajudando a equipe a alcançar os objetivos na Europa.

Ontem a Prefeita de Paris, cobrou em tom de descontração,“Neymar precisa vencer a Champions League para o PSG. Confiamos nele!”.

Nesta temporada será a primeira vez que Neymar ficará 100% a disposição do clube em campo. O jogador atuou a última vez pelo PSG no dia 11 de maio, quando o clube venceu pelo Campeonato Francês, os Angers, por 2 a 1.

Após 4 meses sem jogar pelo Paris, a grande dificuldade está em reconquistar a torcida.

Negociações frustradas com o Barcelona

Durante a entrevista coletiva o técnico foi indagado sobre as negociações com o Barça e também a possibilidade de ter um jogador descontente com o PSG em campo. A resposta do treinador foi bem clara:

“A vida não é tão dura e tão difícil em Paris para o Neymar. Se a gente falar de todas as coisas que todas as pessoas dizem sobre ele, a gente vai perder a cabeça. Eu quero olhar para a frente e tomar decisões. Ele vai entrar em campo amanhã sem sorrir. Depois, vamos ver”

Pode ser que os pensamentos de Neymar mudem daqui pra frente, mas só o tempo dirá.

Paris Saint-Germain x Strasbourg

A partida deste sábado ocorre às 12h30 (horário de Brasília). Ela fará parte da 5ª rodada do Campeonato Francês.

Draxler, Kehrer e Mbappé ficam de fora da partida por conta de lesões. Cavani também não deve atuar na partida por estar ainda se recuperando de um problema muscular.

Além de Neymar, uma novidade no elenco será Keylor Navas, que deve fazer a sua estreia pelo PSG.

Prefeita de Paris cobra título da Champions League de Neymar 0 128

Anne Hidalgo prefeita paris cobra neymar

Nesta quinta-feira (12/09) o atacante brasileiro do Paris Saint-Germain recebeu uma “intimação” diferente sobre seu desempenho no clube. A prefeita de Paris, em tom de brincadeira cobrou a ajuda do craque para que o PSG ganhe a Champions League da temporada 2019/2020.

>> Siga-nos no Google News e Concorra a um iPhone 10 – CLIQUE AQUI! e depois em SEGUIR⭐️

Esta cobrança pública feita pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, foi feita durante uma entrevista em um dos canais de televisão da França, o Télé Loisirs. O caso está sendo noticiado nos principais jornais esportivos do Brasil, pois chamou bastante a atenção.

Ela cobrou o jogador brasileiro dizendo que o craque precisa ajudar o PSG a ganhar a Liga dos Campeões neste ano, pois o país “necessita” do título deste torneio.

Durante a entrevista ela disse:

“Neymar tem que nos ajudar a vencer. Eu gosto de futebol, do PSG e torço realmente para eles. Ele colocou a Torre Eiffel em azul e vermelho, as cores de Paris e do PSG. Agora, garoto, nós te amamos muito, você terá que levantar e ganhar a Liga dos Campeões”

Saída de Neymar do PSG também foi assunto

Além do pedido, a prefeita também foi indagada sobre a saída do brasileiro do PSG, onde ela também veio a comentar sua possível volta para o Barcelona. Isso porque muitos torcedores do PSG, a comissão técnica e outros envolvidos com o clube, encararam o desfecho como uma “falta de consideração” pelo clube.

Mas a prefeita se vê otimista quanto a permanência e acredita que o jogador poderá ser perdoado, desde que coloque os pés no chão e ajude o time, afinal Paris o recebeu muito bem.

Hidalgo disse que ele deverá enfrentar um período complicado com os torcedores, mas isso poderá ser revertido se ele se esforçar no clube, marcar gols e quem sabe ajudar o PSG a chegar na final da Champions League. A decisão de reconquistar a torcida está em seus pés.

Neymar pisa na bola com o PSG e torcedores se irritam.

Most Popular Topics

Editor Picks