Skip to content

Vítimas de roubos no Carnaval podem consultar CPF de graça no SPC

22 de fevereiro de 2020
perda documentos carnaval

Estamos falando de Brasil, onde infelizmente roubos e furtos fazem parte de nossa rotina, ainda mais em um período de grande aglomeração de pessoas como é o caso do Carnaval. É preciso ter bastante cuidado neste feriado e estar atento a possíveis golpes e furtos.

Para contribuir com aqueles que forem vítimas de furtos e roubos, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), está oferecendo uma consulta gratuita ao sistema, com a finalidade de monitorar o CPF para evitar problemas ainda maiores.

Até alta do paciente, plano de saúde coletivo não pode finalizar tratamento, decide o STJ.

Como funciona?

Todos aqueles que tiveram seus documentos pessoais extraviados durante o Carnaval ou tenham sido vítimas de roubo/furto dos tais, poderão acessar o “SPC Avisa”, que permite o acompanhamento gratuito por 30 dias de toda a movimentação no CPF.

Ao identificar qualquer irregularidade, já é possível entrar em contato para tomar as devidas providências.

Mas antes mesmo de fazer o acompanhamento, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para evitar outros problemas e poder comprovar que a partir de tal data, os documentos pessoais já não estavam mais em posse.

O SPC Avisa, informa por email em até 24h, sobre movimentações suspeitas de seu CPF.

Aumento de golpes

Em períodos como o Carnaval, há um aumento significativo nas estatísticas de golpes, roubos, furtos, perda e outros relacionados à documentos. As pessoas costumam ficar mais distraídas e também mais expostas, onde por conta das aglomerações acabam sofrendo golpes sem mesmo perceber.

Uma dica essencial para estes períodos é sair utilizando apenas cópias autenticadas dos documentos. Evite estar com opções de grande volume como bolsas e guarde bem os cartões. Sempre confira no bolso se está tudo ok.

Outra dica interessante é ter o número da operadora do cartão para realizar o bloqueio o mais rápido possível.

Perda de documentos no Carnaval

Como já citamos, a primeira ação é fazer um BO na Polícia Civil. Muitas oferecem o serviço online, o que facilita muito.

Então avise de forma gratuita ao SPC, Serasa e outros órgãos de proteção ao crédito sobre a perda dos documentos, para que quem estiver em posse com ele, não possa fazer compras, abrir conta, realizar financiamentos e outros em seu nome.

Geralmente os documentos perdidos são entregues aos Correios, é bem interessante fazer uma consulta para saber se está por lá.

Para utilizar o serviço do SPC acesse: