nova carteira de identidade

Nova carteira de identidade entra em circulação no Brasil

Já a partir desta terça-feira (20/08) o estado de São Paulo começará a emitir a nova carteira de identidade (RG), onde o principal objetivo do novo modelo é aumentar os dispositivos de segurança contra a falsificação, incluindo um QR Code.

Acre, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul também já aderiram à novidade e devem estar se adequando ao novo modelo nos próximos dias. O restante do Brasil tem até março de 2020 para se enquadrar nas novas leis sobre o documento.

Calendário de pagamento do FGTS 2020.

Novo RG

O novo RG irá permitir ao cidadão incluir outras informações de documentos como é o caso do título de eleitor, NIS (carteira de trabalho), o certificado militar, a carteira nacional de habilitação e outros dados como tipo sanguíneo e eventuais necessidades especiais.

Na nova carteira de identidade será possível inserir o seu nome social sem a necessidade de efetuar uma alteração no registro civil.

Em São Paulo a responsável por efetuar a emissão do RG é a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD/DIPOL), pertencente à Polícia Civil.

Em São Paulo o cidadão encontrará o serviço através dos postos do Poupatempo, com agendamento que pode ser feito gratuitamente através do site oficial:

Com relação aos valores do novo RG, a primeira via é gratuita, já a segunda via tem um custo de R$ 39,80.

Segurança no novo RG

A nova carteira contará com um QR Code, onde o código será responsável por garantir a autenticidade do documento, tornando-o muito mais seguro para o cidadão.

Ainda estou com a carteira antiga

Para quem possa estar preocupado quanto ao documento antigo, saiba que a outra versão continua válida. O novo documento será emitido para quem for tirar o RG pela primeira vez e também por aqueles que forem solicitar uma segunda via do documento.

Todas as mudanças referentes a nova carteira de identidade está disponíveis através do Decreto Federal nº 9.278/2018, responsável por padronizar o documento nacionalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *