131 anos da Lei Áurea neste dia 13 de maio, o que mudou? 0 46

131 anos lei aurea

Neste dia 13 de maio de 2019 é comemorado o 131º aniversário da assinatura da Lei Áurea por Isabel, a princesa de Portugal responsável pela libertação dos escravos. Porém, apesar do que muitos possam acreditar, durante a libertação dos escravos grande parte da população negra no Brasil já era livre.

Neste artigo estaremos falando um pouquinho mais sobre este assunto importante para nossa sociedade.

Escravos no Brasil

Durante a assinatura da Lei Áurea em 1888, cerca de 5,8 milhões habitantes no país eram negros. Mas deste total, muitos já eram livres, onde apenas cerca de 1,5 milhão (26%) contava com uma relação de servidão total à supostos “donos”.

Os números são importantes pois na época grande parte dos negros no Brasil já era livre, isso através do auxílio de grupos abolicionistas ou pela compra de sua própria alforria. Assim a Lei Áurea foi muito importante, mas causou pouco impacto na condição de vida, inclusive dificultando a vida de milhares que foram “libertos” e sendo deixados a seguir o seu próprio rumo.

Outro ponto que causou um grande problema no desenvolvimento socioeconômico desta parte populacional é que logo após este período, para poder “preencher” as vagas dos escravos que foram libertos, foi editado um decreto que incentivava a vinda de imigrantes europeus para o Brasil, onde lhes era garantido moradia, passagem e trabalho.

Assim grande parte da população “liberta” acabou ficando sem moradia, estudo e trabalho para o seu sustendo, o que antes era, mesmo que de maneira escassa, ainda feito pelas grandes fazendas.

Marco histórico

Apesar de todos os problemas gerados após a Lei Áurea, os 131 anos são comemorados pois para muitos isso significa o poder de liberdade e do quanto um decreto é capaz de mudar a história de um país por séculos. Hoje no Brasil apesar de ainda haver uma grande parcela de discriminação, há incentivos para a população negra em diversos campos da sociedade.

E você acha que a Lei Áurea deve ser comemorada ou não? Deixe seus comentários.

Previous ArticleNext Article
Jornalista pós-graduado em mídia e redes sociais e jornalismo com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SBT de Silvio Santos será peça chave para Reforma da Previdência 0 71

SBT de Silvio Santos será peça chave para Reforma da Previdência 3

Ontem Silvio Santos recebeu o atual presidente Jair Bolsonaro para gravar o Programa Silvio Santos deste próximo domingo, onde acabaram firmando o compromisso do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em dar o apoio total a Reforma da Previdência.

O canal será responsável por exibir propagandas e conteúdos relacionados aos benefícios da reforma, sendo a peça chave para conquistar a população e pressionar os políticos da câmara dos Deputados. Desde o período das eleições o SBT é o principal aliado do governo, juntamente com a Record.

Bastidores da gravação

Bolsonaro chegou para a gravação em um helicóptero que fez o seu pouso no complexo da Rodovia Anhanguera em Osasco.

No Twitter do presidente postou uma foto nos bastidores da gravação. Sempre muito sorridente e confiante que a reforma será aprovada ainda este ano pelo congresso nacional. Confira a foto:

jair bolsonaro no sbtFoto: Conta oficial no Twitter.

Ele ainda deixou a seguinte mensagem:

@jairbolsonaro
“…Gravando com o maior comunicador deste país. Assuntos de interesse de todos os brasileiros, incluindo a Nova Previdência. Programa irá ao ar neste domingo. Não percam!…”

SBT aposta na Reforma da Previdência

Já não é de hoje que o SBT está empenhado em ajudar o governo a aprovar a proposta da Reforma da Previdência. Em 2018, também no Programa Silvio Santos, o apresentador bateu um papo com o ex-presidente Michel Temer. Mas como bem sabemos Temer acabou deixando o poder da casa, antes mesmo de aprovar qualquer mudança na Previdência Social.

Verbas do Governo Federal

Com o apoio vem a recompensa. O SBT somente em 2019 já recebeu cerca de R$ 7,4 milhões em verbas publicitárias, números provenientes da secretaria de comunicação do Governo Federal. Outra emissora que também recebeu uma boa fatia foi a Record.

  • Por ordens do próprio presidente, a distribuição das verbas foi reformulada e a Globo está recebendo muito menos do que as duas outras emissoras.

Para ter uma noção de valores e de quanto o governo está confiante no SBT para propagar a mensagem da Reforma da Previdência, em anos anteriores a emissora havia recebido 1,1 milhão em 2018 e 1,34 milhão de verbas em 2017.

Os números 6 vezes maiores são um forte demonstrativo do empenho para conquistar a confiança do cidadão brasileiro e também dos parlamentares.

Confira uma reportagem da área de jornalismo do SBT:

Datena comenta sobre acusação de assédio sexual 0 124

Datena comenta sobre acusação de assédio sexual 4

Após se envolver em mais uma polêmica, o jornalista José Luis Datena comentou pela primeira vez sobre o caso onde foi acusado de assédio sexual pela também jornalista Bruna Drews, durante sua apresentação no programa Brasil Urgente, da Band.

Se mostrando bastante sincero, o jornalista começou a falar durante o programa. “É evidente que estou triste, sou um ser humano e quando qualquer ser humano enfrenta esse tipo de acusação mentirosa, embutida de calúnia e com o sentido de ferir, que vem principalmente de quem você não espera, é claro que você fica chateado”.

“Eu acredito muito na justiça de Deus e dos homens. Sei que são palavras mentiroas que me colocam em destaque na imprensa. Eu sei que a verdade vai aparecer e quem vai decidir isso primeiro é Deus, e depois a justiça”.

Datena afirmou também que o caso não vai ficar por isso mesmo, pedindo justiça aos órgãos competentes. “Faz 17, 18 anos que defendo as mulheres e o feminicídio, de assédio sexual… E vou continuar fazendo isso. Agora, uma pessoa, independente de ser homem ou mulher, fazer isso…. É claro que vou responder a isso e espero que a justiça realmente faça justiça”, terminou.

Most Popular Topics

Editor Picks