Skip to content

Entrevista coletiva operação Disfarces de Mamom Lava Jato

8 de maio de 2019
entrevista coletiva 61 operacao lava jato

A partir desta 10hs da manhã desta quarta-feira (08/05) haverá uma entrevista coletiva ao vivo no auditório da Superintendência Regional da PF em Curitiba para explicar os principais pontos da Operação Disfarces de Mamom, marcando a 61ª fase da Operação Lava Jato, a primeira depois da saída do atual ministro Sergio Moro.

O que é a operação Disfarces de Mamom?

Nesta manhã cerca de 170 policiais federais estavam em operação em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, executando 3 mandados de prisão preventiva e 41 mandados de busca e apreensão, através da 61ª fase da Operação Lava Jato, chamada de Disfarces de Mamom.

Ela mira o Banco Paulista, que segundo informações era responsável por um fortíssimo esquema de lavagem de dinheiro através de alguns funcionários do alto escalão. Entre os acusados estão o diretor geral da instituição, o responsável pela mesa de câmbio e o responsável pela área de operações de câmbio.

Todo o esquema faz parte da área de corrupção da Petrobras. Os suspeitos eram responsáveis por contratar empresas de fachada, que emitiam notas fiscais e contratos para que o banco pudesse justificar o dinheiro “arrecadado” de forma ilícita e que o mesmo pudesse se tornar legal em bancos do exterior.

Assim a identificação dos pagamentos e recebimentos feitos pelo Banco Paulista eram “camuflados”.

A instituição atuava ocultando valores em operações de cunho criminoso em favor do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht. Esta é a primeira vez que uma operação da Lava Jato cumpre mandados diretamente em uma sede bancária.

Presos

Já estão sendo encaminhados para a Superintendência do Paraná, onde hoje mesmo serão iniciadas as interrogações sobre o caso.