Skip to content

Aumento de 62% nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo no último ano

4 de dezembro de 2019
casamentos homossexuais crescem no brasil

A cada dia que passa o preconceito com o casamento gay vem diminuindo e isso proporciona um maior incentivo para a união de casais homoafetivos no Brasil. Uma boa consequência disso é que ano após ano, cada vez mais os casamentos entre pessoas do mesmo sexo vem aumentando.

Somente de 2017 para 2018, o casamento desta vertente no Brasil, cresceu 62% e a tendência é que em 2019 esse número seja ainda maior.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Registro Civil e teve a sua divulgação nesta quarta-feira (04/12).

Programa Médicos para o Brasil tem bônus aumentado pela MP 890/2019.

Casamentos de mesmo sexo no Brasil

O levantamento do IBGE concluiu que foram 9.520 casamentos homossexuais no país em 2018, um número bem acima dos 5.887 de 2017.

O crescimento ocorreu principalmente nos últimos meses de 2018. Os números apontam que os registros de casamentos entre pessoas do mesmo sexo, subiu drasticamente após a vitória de Jair Bolsonaro nas urnas. O Instituto acredita que muitos destes casais acabaram optando pelo registro, por medo de mudanças nas regras de união civil, pela posição política do presidente.

Quem casa mais, homem ou mulher?

O IBGE também apurou que o casamento entre cônjuges do mesmo sexo ocorre mais entre mulheres. Foram 58,4% das uniões, contra 42,6% dos homens.

O maior crescimento nos registros foi feito na Região Nordeste do país, que teve uma alta de 85,2%. Já o menor aumento, mas que também foi relevante, foi registrado na região Centro-Oeste, onde o crescimento foi de 42,5%.

Após a estabilização da posição política de Bolsonaro com relação a este assunto, poderemos ter uma real noção deste crescimento ao fim de 2019.