Skip to content

Embaixador Woody Johnson diz que China é culpada por pandemia Global

26 de março de 2020
Woody Johnson acusa china por coronavirus ter chegado onde chegou

Muitos acreditam que não é só o fato do vírus ter começado na China que coloca a culpa da pandemia global no país, mas o fato da omissão de informações e outros que acabaram dificultando a realização de medidas preventivas contra o vírus mortal.

Entre estes que acusam a China da responsabilidade está o embaixador americano em Londres, Woody Johnson. Ele disse que a China ameaçou o mundo ao suprimir informações sobre o surto de coronavírus, onde permitiu que o vírus se propagasse para praticamente todos os países do mundo, indo muito além da fronteira chinesa.

Em suas palavras para o jornal The Times, nesta quinta-feira (26/03) ele disse que China tentou suprimir as notícias do coronavírus.

“Pequim havia compartilhado seletivamente informações críticas enquanto bloqueava autoridades internacionais de saúde. Se ela (China) tivesse feito as coisas certas no momento certo, sua própria população e o restante do mundo teriam sido poupados do grande impacto que essa doença vem causando”.

O embaixador Johnson ainda em sua publicação no The Times ainda escreveu que quando a crise finalmente diminuir, será preciso fazer um balanço do resultado e avaliar todos os custos desse colapso de forma internacional.

Fundações chinesas se propõe a doarem suprimentos médicos à América Latina.

Estados Unidos

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, também disse que Pequim deveria ter informado mais rapidamente sobre o Covid-19. Ele chamou o coronavírus de “Vírus Chinês” e não voltou atrás mesmo após muitos rotularem a expressão como xenofóbica.

Porém na segunda-feira (23/03), o presidente norte-americano disse que nem asiáticos nem americanos eram responsáveis pela disseminação do vírus e precisam ser protegidos.