coronavirus pode ter proporcoes ainda maiores

Mesmo sem sintomas, coronavírus é altamente contagioso em seus 14 dias de incubação

Neste domingo (26/01) as autoridades chinesas deram uma declaração ainda mais assustadora para a imprensa mundial. O novo coronavírus é contagioso mesmo durante o seu período de incubação, que pode variar entre 1 e 14 dias, ou seja, mesmo sem o receptor apresentar os sintomas, ele pode estar transmitindo o vírus.

Essa notícia trás ainda mais medo para a população mundial. Isso porque o coronavírus pode estar sendo transmitido pelo mundo todo, sem que ninguém esteja sabendo.

As declarações foram feitas pelo ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei. Ele cita que o vírus é semelhante ao Sars, mas com esse diferencial ainda mais perigoso. Quando a Síndrome Respiratória Aguda Grave assolou a China entre 2002 e 2003, matando 800 pessoas, era possível identificar o vírus já nos primeiros dias, algo que não está acontecendo com esse vírus de 2020.

Os estudos que estão sendo feito sobre este novo vírus letal, informa que a capacidade de propagação está ainda mais forte que o Sars. Mesmo bem avançado, o conhecimento científico sobre ele ainda está bem abaixo do necessário para conter a infecção mundial.

Coronavírus uma ameaça mundial

O vírus está se espalhando rapidamente. Já foram comprovadas mais de 2 mil infecções e 56 mortes, onde todos os dias esses números crescem consideravelmente. Há quem diga que o governo chinês esteja escondendo a real situação, onde acreditasse que mais de 200 mil estejam infectados.

A situação está tão tensa, que foi necessário isolar a cidade de Wuhan e países como a França e Estados Unidos, estão se preparando para tirar todos os seus cidadãos do local.

Além do isolamento de Wuhan, o governo chinês que já admitiu que o caso é uma ameaça grave, também bloqueou outras quatro cidades, incluindo Xangai e Pequim. Nelas estão suspensos o tráfego de ônibus de longa distância, principalmente neste feriado de Ano Novo Chinês.

A província de Guangdong, que é hoje a mais populosa da China com 110 milhões de habitantes, estão todos tendo que usar máscaras de proteção respiratória. Outras cidades também estão adotando a mesma medida, em uma tentativa de diminuir a contaminação.

Todos os norte americanos serão retirados de Wuhan neste domingo.

Neste domingo houve a primeira vítima fatal que se tem conhecimento em Xangai. O vírus já chegou na França, Estados Unidos e Austrália.

Diversos países estão criando estratégias para repatriar os moradores de Wuhan e outras cidades da região, para evitar que seus cidadãos sejam contaminados com a enfermidade.

Resultado real após 14 dias

Mas segundo especialistas estamos ainda no início do problema. Como o período de incubação é de até 14 dias, nas duas primeiras semanas de fevereiros teremos uma noção real de quão grave é este problema.

A China está construindo diversos hospitais em tempo recorde, para poder tratar todos os possíveis casos que ainda estão por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *