Skip to content

Embaixador britânico em Washington renuncia após escândalo de vazamento de memorandos

10 de julho de 2019

O embaixador britânico em Washington renunciou na quarta-feira, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o chamou de “estúpido” e “extravagante” após a publicação de memorandos confidenciais nos quais descreveu o governo dos EUA como “inepto”.

A exoneração do embaixador britânico

As comunicações de Kim Darroch vazaram para um jornal britânico no domingo, provocando a ira de Trump, que lançou um duro ataque no Twitter contra a diplomata e primeira-ministra britânica Theresa May, que lhe deu total apoio. [nL8N24A460]

“Desde a filtragem dos documentos oficiais desta Embaixada houve muita especulação sobre minha posição e a duração do meu mandato como embaixador”, disse Kim Darroch em sua carta de renúncia.

“Eu quero pôr fim a essa especulação. A situação atual está tornando impossível para mim cumprir o meu papel como eu gostaria ”, acrescentou.

Após o anúncio da renúncia, May disse ao Parlamento que ele falou com Darroch, que iria deixar o cargo de qualquer maneira no final do ano.

“Eu disse a ele que é uma questão muito lamentável que ele ache necessário deixar seu posto como embaixador em Washington”, disse ele.

Fonte:Reuters Latin America