Ferramentas indispensáveis para quem quer atuar como designer gráfico 0 98

Em um mundo onde uma imagem diz muita coisa sobre um produto ou um serviço, o profissional que atua como designer gráfico ganha cada vez mais protagonismo.

Por isso que aquela capa de revista maneira, aquela embalagem vistosa e até a marca que acompanha uma empresa por uma vida inteira pode sair das mentes criativas de um designer gráfico.

Além disso, por mais existam ferramentas fáceis e intuitivas para dar uma mãozinha para aqueles que não estão a par dos principais programas de criação, a presença de um designer gráfico não deixa de ser importante.

Pois se hoje em dia criar um site é fácil graças às ferramentas como o WordPress e indicamos também esse tutorial da weblink www.weblink.com.br/blog/como-criar-um-site/, não são todos os profissionais que sabem qual é a melhor fonte a ser utilizada, quais cores combinam mais com o seu produto e conteúdo.

Esses detalhes tão pequenos – mas ao mesmo tempo tão essenciais – são fundamentais para a identidade visual do seu projeto na web. E quando se trata de identidade visual é aconselhável colocá-la nas mãos de quem entende do assunto.

A atuação do designer gráfico

O designer gráfico é, basicamente, o profissional que transmite ideias por meio de imagens e palavras nas mais diferentes mídias, seja pelo outdoor que está na esquina mais movimentada da sua cidade, seja pelo site que você acessa para buscar alguma informação ou produto.  

Até mesmo o game mais famoso do momento ou o pôster do filme de super-herói que está arrasando nas bilheterias, com certeza saíram da mente criativa de um designer gráfico.

O designer é um projetista. Ele atua inserido em um processo, portanto, não estranhe ao descobrir que boa parte do que está ao seu redor foram planejadas e executadas por esse profissional.

Mas se contar com uma mente criativa já é meio caminho andado, ter à disposição ferramentas que podem dar vazão a essa criatividade é o que torna completa a atuação de um designer gráfico.

As ferramentas que estão no dia a dia dos designers

Quando Leonardo Da Vinci deu ao mundo a Monalisa, ele utilizou a tinta adequada, o suporte ideal e mais uma série de ferramentas imprescindíveis para aquele tipo de trabalho.  

Não pense também que Michelangelo contou apenas com a boa vontade e o talento para conceber aquela maravilha que são as pinturas no teto da Capela Sistina. Ele utilizou as ferramentas certas.

Qualquer profissional, seja ele um médico, um artista ou um administrador de empresas, possui materiais adequados que viabilizam a realização do seu trabalho. A situação não é diferente no caso dos designers gráficos.

Como a tecnologia nos dias de hoje parece evoluir na velocidade da luz, não faltam softwares que ajudam os designers gráficos a realizarem as suas mágicas. Há aquelas desenvolvidas para a edição de fotos, outras para a editoração de livros.

No entanto, há também aquelas ferramentas feitas para desenhar formas e pintar, assim como há outras mais complexas, que auxiliam no desenvolvimento de imagens em 3D.

Para todas as situações há uma ferramenta adequada e é isso que iremos ver a seguir.

Adobe Photoshop

Não é exagero nenhum afirmar que o Photoshop está para o designer assim como o lápis de cor está para um aluno do jardim da infância. Em muitos casos, esse software é a porta de entrada para quem inicia a carreira de designer.

Inclusive, muitas pessoas decidem seguir essa carreira depois de editarem as suas primeiras imagens – profissional ou não – por meio dessa ferramenta.

O Photoshop é muito usado para edição de fotos, bem como para criação de layouts, composição de imagens e uma infinidade de trabalhos que envolvem design.

Adobe Illustrator

Mais um software criado pelo clã da Adobe, o Illustrator é útil para o trabalho com objetos vetoriais. Além disso, diferente do Photoshop, o Illustrator não atua por meio de camadas.

Ele é um software bastante versátil e auxilia muito no trato tanto de imagens 2D quanto de 3D. Para quem deseja seguir na área de ilustrações e desenhos, esta é a ferramenta.

CorelDraw

Quem frequenta grupos e comunidades de designers já deve ter se deparado com alguns memes fazendo brincadeirinhas com esse software.

Apesar de ter tido a sua época de ouro, o Corel Draw continua sendo uma das ferramentas essenciais que todo designer gráfico precisa conhecer.

Assim como o Illustator, ele é útil para manusear vetores, criar desenhos e trabalhos que envolvem ilustrações de forma geral.

Sketch

Em se tratando de projetos de design gráfico, o Sketch veio para facilitar tudo e tornar o processo de criação mais ágil e intuitivo. Trata-se de uma ferramenta bastante recomendada para designers gráficos que precisam desenvolver o layout de diversos projetos.  

Ele auxilia na organização e criação de interfaces sem obrigar você a se preocupar com processos complexos. Além disso, oferece recursos poderosos que facilitam ainda mais o trabalho de qualquer designer gráfico.  

Conclusão

Se você é designer gráfico certamente já usou – ou quem sabe até utiliza ainda – algumas das ferramentas citadas. Caso você esteja iniciando a sua jornada nesse universo de imagens, palavras e cores estão aí algumas dicas.

Portanto, pesquise mais sobre essas ferramentas e nunca deixe de se atualizar e relação a outras ferramentas, pois um bom profissional nunca deve deixar de aprender.

Previous ArticleNext Article
Direto do Repórter Social, amantes de internet, redação e publicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Most Popular Topics

Editor Picks