Skip to content

ENEM 2020 pode ser adiado por surto de COVID-19

25 de março de 2020
enem 2020 adiado por surto de coronavirus

Já há a cogitação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em decorrência do surto de coronavírus (Covid-19).

Até então há propostas em adiar por ao menos 15 dias a data inicial. Porém o prazo irá variar de acordo com as medidas de isolamento nos próximos dias, pois não é possível prever o fim da suspensão das aulas no Brasil. Há quem defenda um adiamento de pelo menos 20 dias.

O Enem 2020 seria aplicado nos dias 11 e 18 de outubro digitalmente e na versão tradicional nos dias 1 e 8 de novembro.

A grande dificuldade hoje é com relação a conclusão do ensino médio. Com as escolas fechadas e o cronograma atrasado, o conteúdo não seria passado para os alunos e não será possível fazer uma prova com todas as matérias que normalmente são abordadas no Ensino Médio.

A decisão final sobre o adiamento ou não da prova deve partir do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Até o fim de março uma decisão sobre o edital deverá ser publicada. Toda a equipe responsável pela prova vem trabalhando para que os processos relacionados à prova, como por exemplo as licitações, não venham a ser prejudicadas pela quarentena.

Em um primeiro momento a data da aplicação da prova poderia ser adiada, mas há também a necessidade de mudar o cronograma de inscrições, solicitação de isenção e tudo que esteja relacionado à prova.

Empresas brasileiras que anunciaram a paralisação por conta do COVID-19.

Datas devem ser alteradas

Mas em um resumo da avaliação do Inep, como as coisas estão acontecendo nos últimos dias, as datas pré estabelecidas não poderão ser cumpridas como ocorreu em 2019. Há até a possibilidade do ENEM 2020 ser transferido para o início de 2021, tendo dois exames em um ano.

Todos os impactos das decisões estão sendo analisados e quais possíveis consequências para outros programas do governo como o do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que precisa da nota do Enem para selecionar candidatos às universidades.

Enem digital

Dar um grande passo em relação ao Enem Digital também não deve alterar em nada, já que as provas são feitas com aglomeração de alunos nas salas destinadas para esta modalidade. Hoje também não há uma estrutura para que todos os milhares de candidatos faça o Enem no formato digital.