Skip to content

13º salário para beneficiários do Bolsa Família é anunciado oficialmente

15 de outubro de 2019
decimo terceiro bolsa familia oficializado

O pagamento do décimo terceiro salário do Bolsa Família para beneficiários foi anunciado oficialmente pelo Governo Federal na tarde desta terça-feira, dia 15 de outubro.

A possibilidade de uma parcela a mais do benefício já havia sido anunciada pelo governo Bolsonaro, mas não tinha sido confirmada oficialmente.

Essa medida fazia parte da “meta de 100 dias” do governo, mas como estavam sendo feitas mudanças no programa e melhorias no sistema de identificação de fraudes, a proposta ainda não havia sido cumprida pela falta de recursos do Ministério da Economia.

INSS não terá concurso tão cedo. Funcionários de outras estatais são transferidos.

13º salário para o Bolsa Família

Esta proposta surgiu como uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro, porém após 100 dias de governo, no mês de abril, foi realizado um anúncio verbal de que o benefício para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, seria pago a partir de dezembro, mas sem ter sido formalizado.

Após meses de estudo, o Ministério da Cidadania fez um levantamento de que o pagamento da 13ª parcela irá custar ao governo cerca de R$ 2,58 bilhões. O dinheiro porém viria do próprio combate a fraudes no sistema, direcionando os recursos para quem realmente precisa.

Os valores foram então inclusos no Orçamento da Cidadania e liberados a partir de hoje.

A MP foi assinada nesta terça-feira (15/10) por Bolsonaro, em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Mudanças no Bolsa Família

Uma das formas de conseguir recursos para o programa e melhorar a distribuição de renda é focar no combate a fraudes. Nesta semana o governo anunciou que cerca de 5 mil ex-beneficiários deverão devolver aos cofres públicos R$ 5,8 milhões, por recebimento indevido.