dilma eleicoes 2010

Se as eleições fossem hoje, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) teria 44 pontos percentuais de vantagem na Paraíba, em relação ao segundo colocado na corrida eleitoral, José Serra. Os dados são da pesquisa encomendada pelo jornal O Norte ao Instituto Diário Data Associados, que entrevistou 1.100 pessoas entre os dias 12 e 15 deste mês. O intervalo de confiança da consulta é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

De acordo com a pesquisa estimulada, quando são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos, a petista tem 62% das intenções de voto, contra 18% do tucano José Serra. Eles vêm seguidos de Marina Silva (PV), com 5%. Os candidatos Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Plínio (Psol) e Rui Costa Pimenta (PCO) não atingiram a média mínima de 0,5% do eleitorado e, por isso, não pontuaram na pesquisa. Pretendem votar nulo 4% dos eleitores e o número de indecisos soma 11%.

Os dados revelam que a candidata apoiada pelo presidente Lula teve um crescimento de quatro pontos percentuais em relação à última consulta realizada pelo Instituto Diário Data Associados e publicada em 15 de agosto. Ela saiu de 58% para 62%. Já Serra caiu de 26% para 18%. A consulta também registrou crescimento de Marina Silva, que passou de 3% para 5%.

Antes da consulta estimulada, o instituto quis saber de forma espontânea (sem a apresentação de nomes) em quem o eleitor pretende votar para presidente neste ano. Neste cenário, Dilma aparece com 54% das intenções de voto. Serra vem em seguida, com 16%, seguido de Marina Silva, com 4%. Citaram outros nomes 3% dos entrevistados. O percentual dos que pretendem votar nulo somou 5%, enquanto que os indecisos chegam a 19%.

Fazendo uso dos dados coletados, levando em conta a pesquisa estimulada, o instituto elaborou um quadro para aferir a preferência do eleitorado tendo como base unicamente os votos válidos. Para isso, foram desconsiderados os eleitores que disseram votar nulo ou estão indecisos. Neste cenário, Dilma aparece com 73% da preferência do eleitorado, seguida de Serra, com 21%, e de Marina Silva, com 5%. Os outros postulantes não pontuaram.

Segundo turno

O instituto também quis saber a preferência do eleitorado no caso de um eventual segundo turno. Neste quesito, Dilma teria 64% dos votos, contra 20% de José Serra. O número dos que pretendem anular o voto foi de 5%, enquanto que os eleitores que se mostraram indecisos somaram 11%. Os percentuais da pesquisa estão arredondados e, por esta razão, pode acontecer que a soma dos números não atinja 100%, podendo ficar entre 99% e 101%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 31033/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 30378/2010.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here