dengue assusta bairros norte

Os bairros de Mangabeira e Oitizeiro são os bairros considerados mais vulneráveis à proliferação da dengue em João Pessoa. O balanço apresentado ontem durante a reunião do Plano de Combate a Dengue na cidade, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, confirma que existem mais 11 bairros na cidade que também estão em situação de risco de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. De janeiro até novembro deste ano, foram notificados 744 casos apenas na Capital.

No ano passado, existiam 39,4 pessoas com dengue para cada grupo de 100 mil pessoas. Este ano, este coeficiente subiu para 105,9. A diretora de Vigilância a Saúde, Julia Vaz, explica que o clima pode ter contribuído para o crescimento do número de casos. “Tivemos um ano com uma variação climática muito grande, onde chovia muito em um dia e fazia um forte sol no outro. Isso criou um ambiente favorável a multiplicação do Aedes Aegypti.

Apesar do crescimento, Julia Vaz afirma que o balanço da dengue para o ano de 2010 foi considerado bom. “O Ministério da Saúde considerou satisfatória a proporção de incidência de casos na cidade, que é de 105 pessoas para cada grupo de 100 mil habitantes. João Pessoa está entre as 10 capitais com índices satisfatórios de combate a doença do Brasil”, diz. No entanto, mesmo comemorando estes números, Júlia Vaz acredita que o trabalho deve ser contínuo. “Não podemos parar com as ações, e buscar a prevenção e a conscientização da população moradora dos bairros onde existam a maior probabilidade de infestação da dengue”, diz.

A elaboração do Plano de Combate a Dengue para 2011 envolveu representantes das secretarias de saúde, Emlur, Sedurb, Seman, e Sedec, além da participação dos centros de Atenção Integral a Saúde (Cais), Projeto Sentinela, rede de laboratórios, Equipes de Atenção à Saúde Básica, Conselho Municipal de Saúde e vigilâncias Epidemiológica, Ambiental e Sanitária. Atualmente, 230 agentes atuam nas vistorias.

Bairros vulneráveis

l Cruz das Armas
l Jaguaribe
l Oitizeiro
l Rangel
l Cristo Redentor
l Mangabeira
l Valentina Figueiredo
l Planalto da Boa Esperança
l Bairro dos Estados
l Varadouro
l Torre
l Tambauzinho
l Expedicionários

ÓBITOS

Local: Cristo Redentor
Sexo: Masculino
Idade: 12 anos

Local: Oitizeiro
Sexo: Feminino
Idade: 19 anos

Local: Centro
Sexo: Feminino
Idade: 26 anos

Incidência de dengue (Por grupo de 100 mil habitantes)

2005 – 102,3
2006 – 98,2
2007 – 518,8
2008 – 85,1
2009 – 39,4
2010 – 105,9 (até novembro)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here