Skip to content

Descubra como fazer um negócio escalável no mundo moderno

31 de outubro de 2019

Aprenda os segredos para construir um negócio escalável de sucesso com pouco investimento!

Hoje em dia, com o sucesso da internet e a revolução digital em que estamos inseridos, muitos empreendedores sonham com o famoso “negócio escalável”.

Mas, afinal o que isso significa? Será que realmente vale a pena todo o investimento? Como chegar nesse nível?

É justamente para sanar essas dúvidas que preparamos esse material para você, no qual abordaremos as principais dicas de especialistas para construir um negócio em grande escala e de alta lucratividade.

Mas, antes de começarmos, é preciso que você entenda completamente sobre o que estamos conversando, certo?

Nesse sentido, podemos definir um negócio escalável como todo aquele oriundo da produção em larga escala, semelhante ao que vemos nas fábricas.

Dessa forma, se trata de um negócio de produção máxima, ou seja, que reproduz em grande quantidade e produtividade, o que consequentemente leva à altos ganhos financeiros.

Mas, para quem pensa que isso se aplica apenas ao setor de fabricação está muitíssimo enganado, pois no mundo moderno também encaramos um negócio escalável em outras áreas, como empreendimentos com grande fluxo de clientes.

Podemos citar como exemplos lojas virtuais, bares, restaurantes, serviços de consultorias, telecomunicação, entre outros.

Bom, agora que você já sabe do que estamos nos referindo, vamos aprender como fazer a sua empresa se tornar um líder de mercado e com alta produção?!

  1. TENHA UM OBJETIVO BEM DEFINIDO

Como você acha que uma grande empresa chegou no patamar que tem atualmente? Bom, se a sua resposta foi apenas dinheiro saiba que está errado!

Antes de qualquer investimento monetário, é preciso um investimento de tempo, especialmente para ter claro todos os objetivos do negócio.

Por isso, se você quer saber como fazer um negócio de escalabilidade, saiba que é essencial ter objetivos bem definidos, desde o começo, pois esses que nortearão suas estratégias.

Assim, por mais que um negócio escalável tenha como características as constantes adaptações de mercado, manter-se firme no seu objetivo principal é crucial.

Esse objetivo deve ser então baseado na realidade do seu empreendimento, buscando sempre conciliar os seus desejos com a sua situação real.

Para isso, sempre se questione se realmente valerá a pena investir em determinada área de atuação, se possui recursos suficientes para dar esse passo, se possui preparação para acompanhar tal mudança, enfim.

  1. VALIDE A SUA ESTRATÉGIA DE MERCADO

Outro ponto muito importante na escalabilidade de uma empresa é quanto às suas estratégias.

Sabemos que o mercado moderno é bem complicado, visto que há inovação e tecnologia de sobra, gerando todos os dias milhares de negócios diferenciados.

Entretanto, para que consiga sair da pequena para a grande empresa é essencial validar suas estratégias, nem que para isso você comece com uma versão “beta” do que almeja.

Assim, aos poucos você irá ganhando espaço em seu nicho de atuação e consequentemente melhorará suas ações, visando sempre a expansão do seu negócio com o mínimo de investimento possível.

  1. INSPIRE-SE EM GRANDES NEGÓCIOS

Quem é que nunca escutou a famosa frase: “Pequenas empresas, grandes negócios”, não é mesmo?

É exatamente sobre isso que falamos quando pensamos em um negócio de escalabilidade, pois se inspirar em quem já está no mercado pode ser a chave do sucesso.

Por isso, analise as top empresas em seu segmento e veja quais foram suas estratégias para chegar em tal patamar.

Lembre-se que o fantástico e mundial Mc Donalds um dia foi apenas uma barraca que vendia cachorro quente na rua!

Além disso, você pode também buscar um mentor, ou seja, alguém que realmente conheça esse processo e possa lhe dar as melhores dicas para tornar o seu negócio escalável.

Assim, aliando boas referências e bons conselhos, será muito mais fácil atingir o seu objetivo, aproveitando sempre as oportunidades que surgirem e tendo conhecimento e saberia para tomar as decisões mais adequadas a cada momento.

  1. SISTEMATIZE OS PRINCIPAIS PROCESSOS DO SEU NEGÓCIO

Um negócio de grande porte jamais deve ser um fardo para seu dono ou até mesmo seus funcionários e sendo assim, a automação de processos é praticamente indispensável.

Por essa razão, para que sua empresa atinja o nível de sucesso que deseja será preciso que seus processos sejam fáceis e descomplicados.

Por que isso? Simplesmente devido ao fato de que quando alcançar um nível de produção em larga escala você não terá tempo hábil para estar presente 100%.

E sendo assim, seria um caos total ter um negócio escalável totalmente disperso e que não funciona sem os seus comandos.

Para não ocorrer isso, pense sempre na sistematização de processos, ou seja, crie um manual básico de operações, com tudo bem definido, para não haver improvisos mal sucedidos.

  1. BUSQUE A CONSTANTE MELHORIA

Não há empresa de grande porte que não se recicle constantemente, concorda? Por isso, pense sempre nas melhorias contínuas.

Por mais que o seu negócio esteja indo de vento em poupas, esteja superando suas metas, jamais caia no erro de não inovar diariamente.

Esse pequeno detalhe pode fazer toda a diferença na construção e prosperidade da sua empresa em larga escala, visto que assim você estará sempre um passo à frente na concorrência.

Mas, muito cuidado, pois de nada adiantará buscar a inovação e perder a essência da escalabilidade, que é justamente expansão com economia.

O ideal é que você fique atento às novidades do mercado e traga para o seu negócio mudanças significativas e de baixo investimento, devendo esse ser sempre inferior ao retorno gerado.

Portanto, com essas 5 dicas básicas você estará bem preparado para tornar o seu negócio escalável com sucesso!

Planejar a escalabilidade da sua empresa será vantajoso para todos os envolvidos, considerando que assim gerará mais empregos e renda, tudo isso graças à reprodução em larga escala.

Por isso, vamos parar de conversa fiada e mão à obra! Inspire-se em líderes do mercado, como a Netflix, Spotify e Mercado Livre e crie um negócio de impacto!

Comece hoje mesmo a aumentar o seu faturamento sem precisar aumentar seus custos na mesma proporção!