Skip to content

Conselhos para ter um cinema em casa

21 de outubro de 2019

Quer transformar sua sala em uma cinema em casa para que você tenha todo o conforto e qualidade na hora de maratonar suas séries favoritas na Netflix ou na Amazon Prime? Certos requisitos como a luz do ambiente e a qualidade de som e o tamanho do sofá são tão ou mais importantes do que um equipamento de qualidade. Separamos algumas das dicas valiosas na hora de começar a planejar seu próprio cinema em casa.

Encontre uma área adequada para sua sala de cinema

Se possível, tenha um cômodo exclusivo para isso. Quando o home theater compartilha espaço com outras atividades, a experiência é diminuída. Por exemplo: um espaço aberto compartilhado com a cozinha fará com que o som escape e com que os cheiros da cozinha invadam a sessão. Quando o cinema é a sala de estar, as crianças podem passar correndo e a luz é difícil de controlar.

Controle a luz ambiente

Luz ambiente significa luz proveniente de fontes externas à TV, como de outras salas ou através das janelas. Ao contrário da maioria das reformas domésticas, onde sempre tentamos adicionar mais luz natural, as salas de TV são espaços onde você deseja limitar a luz ambiente, seja a luz natural externa ou a luz de outras salas. O vazamento da luz mata as imagens de projeção de vídeo e torna a visualização menos agradável. Escolha um espaço com pouca luz ou invista em cortinas blackout.

Controle o som ambiente

Som ambiente é o som indesejado que vem do ambiente alheio à TV. Mesmo que você consiga encontrar um espaço especial para o seu home theater, os sons de fora desse espaço geralmente atrapalham a experiência. Lava-louças, crianças em outras salas, ruídos de cozinha, ruídos de encanamento e os sons da rua são apenas alguns exemplos de sons ambiente que podem interferir. Portas sólidas e cortinas pesadas ajudam insonorização.

Providencie assentos adequados

Ninguém em sua sala de TV deve ter a visão da tela bloqueada, nem estar muito perto ou muito longe. A distância da tela é determinada pelo tamanho da sala em conjunto com o tamanho da imagem que você deseja exibir. Espaços reduzidos (como um dormitório, exemplo) podem acomodar uma TV de 40 polegadas confortavelmente para que todos estejam em uma distância cômoda da tela.

Verifique os ângulos

Algumas HDTVs podem ser vistas de ângulos relativamente extremos (para a esquerda, direita ou mesmo de cima e de baixo), enquanto outras requerem uma posição mais central. Antes de sair furando a parede ou comprar móveis novos, coloque a TV aproximadamente onde ela ficará, ligue-a e verifique se as opções de assentos da sala são válidas. 

Mate dois coelhos com uma cajadada só

Esses problema pode ser resolvido ao se optar por uma HDTV de tela curva. A curvatura sutil nesses monitores aumenta o ângulo total de visão em ambos os lados da TV, além de limitar o brilho total. Priorizar esse recurso pode ajudar na hora de configurar seu cinema caseiro.