dilma reivindicacoes

A presidente Dilma Roussef (PT) vai participar pela primeira vez hoje, em Aracaju (SE), do Fórum dos Governadores do Nordeste. O governador Ricardo Coutinho (PSB) vai levar a reunião, que começa pela manhã e termina por volta das 16h, uma pauta de reivindicações, que inclui desde a prioridade para programas e ações para erradicação da pobreza no Nordeste até à garantia dos recursos do pré-sal destinados para a região.

O governador disse que não quer tratar de assuntos referentes à realidade paraibana especificamente, mas de temas que preocupam todos os estados nordestinos como um todo. Daí, sua pauta de reivindicações ser mais regional do que estadual. Além dos temas já citados, Coutinho vai pedir, também, a criação de mecanismos de negociação para amenizar o impacto dos déficits orçamentários ou fiscais na região, em especial em alguns estados, como Paraíba e Piauí. Ele também quer estímulo ao financiamento regional por parte do BNDES e, a exemplo dos demais governadores, atenção para que o corte de despesas públicas não penalize, ainda mais a região Nordeste.

Mas a pauta de reivindicações não para por ai. Coutinho pretende, ainda, solicitar a distribuição de recursos referentes à Copa do Mundo de 2014 destinados à infraestrutura, investimentos em energia eólica e solar, tributação de comércio eletrônico, potencialização das zonas de processamento de exportação e promoção da criação de um programa de ciência e tecnologia para o desenvolvimento da região.

Coutinho entende que um dos pontos principais para desenvolvimento a Paraíba é investir em ciência e tecnologia. Também defende um projeto estratégico para a área de segurança que englobe todas os estados nordestinos. O encontro com Dilma contará com a participação dos governadores de Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia e Minas Gerais. Apesar de Minas fazer parte da região Sudeste, o governador do estado, Antonio Anastasia (PSDB), estará presente porque o norte mineiro tem características geográficas (semi-árido) semelhantes às do Nordeste.

A agenda do evento conta com palestras, dois discursos da presidenta e entrevista dos governadores. Os chefes do Executivo do Ceará, Cid Gomes (PSB) e de Sergipe, Marcelo Déda (PT) abrirão os trabalhos às 9h30 com uma apresentação sobre meios de financiar o desenvolvimento econômico do Nordeste.

Em seguida, a presidenta Dilma Rousseff discursará. Por volta de 11h40 haverá uma mesa redonda com os governadores presentes, na qual serão abordados temas como a erradicação da miséria e os projetos do governo Dilma para o Nordeste. Após as discussões, às 13h30, Dilma fará um novo discurso e seguirá para o almoço. Está prevista uma entrevista dos governadores às 15h.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here